EDUCAÇÃO

Professores ganham espaço para divulgar idéias e projetos

Publicado em 7 de abril de 2001

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) lançou oficialmente, no dia 25 de março, o serviço de hospedagem no site da entidade de páginas pessoais e e-mail personalizado (web mail). Isso significa que os mais de 12 mil professores sócios já têm à disposição um espaço gratuito para divulgar a formação profissional, projetos, especialidades e disponibilizar textos didáticos, artigos e imagens e conteúdos para download na rede mundial de computadores.

Lançamento dos novos serviços de correio eletrônico e páginas pessoais na internet atraiu professores

Lançamento dos novos serviços de correio eletrônico e
páginas pessoais na internet atraiu professores

ScreenHunter_34 Nov. 07 14.50

Para montar a página pessoal e cadastrar o e-mail é necessário acessar o site do Sindicato (http://www.sinpro-rs.org.br) e seguir as instruções que vão surgindo na tela. Não há limite no número de informações anexadas na home page e as alterações e atualizações poderão ser realizadas sempre que o professor desejar. “Isso permite a ele sempre disponibilizar coisas novas. O que, com certeza, garantirá um atrativo maior aos internautas”, destaca Líria Romero Dutra, diretora do Sinpro/RS. Ela lembra ainda que a página pode ser uma fonte de consulta para os alunos e colegas de trabalho. Tanto a página pessoal quanto o e-mail podem ser acessados de qualquer computador conectado à internet.
“A rede mundial de computadores é um poderoso instrumento de projeção para o professor e o seu trabalho”, observa Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. “Neste espaço, ele pode divulgar não apenas os projetos desenvolvidos em sala de aula, mas a sua produção intelectual e avaliações sobre os mais variados assuntos. Esta oportunidade o professor dificilmente encontrará na mídia tradicional”.

A nova iniciativa da direção do Sindicato está alicerçada nos três pilares da entidade: lutas reivindicatórias, prestação de serviço e promoção da cidadania. “O Sinpro/RS não se restringe na luta por melhores condições de trabalho”, expõe Fuhr. “Estamos buscando constantemente novas formas de interação do professor com o sindicato, com a própria comunidade escolar e toda a sociedade”.
Adotada em 1997, a política do Sinpro/RS para a internet tem procurado facilitar cada vez mais o acesso dos professores aos serviços prestados pela entidade, além de oferecer outras possibilidades de acesso a informação e a cultura em geral. Atualizado diariamente com informações sobre as atividades da entidade, o site oferece links para 191 jornais internacionais e 43 nacionais, museus e bibliotecas do Brasil e do mundo, dicionários e enciclopédias e a legislação que rege a educação no país. Também disponibiliza as principais ferramentas de pesquisa na internet (Yahoo, Cadê, Altavista, BookMarks).
O Sinpro/RS ainda está dinamizando o News Letter (correspondência por e-mail). “Estamos incentivando os professores a cadastrarem o e-mail junto ao Sinpro”, explica Fuhr. O Sindicato conta atualmente com 2.500 endereços eletrônicos de professores da Educação Infantil a Educação Superior. O cadastro pode ser realizado pelo fone 51 211.1900, ramal 236, ou pelo site na internet. Com a oferta de e-mails gratuitos, o Sindicato pretende agilizar ainda mais este serviço. “A informação chega ao professor praticamente na hora”, observa Líria.

Comentários