CULTURA

Feira do livro quer novos leitores

Você é o que você lê. Com este lema a 47ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontecerá de 26 de outubro a 11 de novembro, na praça da Alfândega
Por Redação / Publicado em 21 de outubro de 2001

Você é o que você lê. Com este lema a 47ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontecerá de 26 de outubro a 11 de novembro, na praça da Alfândega, promete apresentar muitas novidades numa programação voltada à conquista de mais leitores. Além das 137 bancas de editoras, a Câmara Rio-Grandense do Livro organizou uma estrutura de R$ 1,2 milhão, com uma série de atividades para atrair a atenção de crianças e adultos.

Segundo Sônia Zanchetta, da comissão organizadora da Câmara, a cada ano a Feira busca alcançar um público maior. “Haverá intérpretes para surdos no palco (neste ano será apenas um palco, mas melhor equipado), um Rádio Teatro e estandes com novas tecnologias para suas leituras para cegos, além de ampla programação para crianças e idosos”, relata.

Para o público infantil, acontecerão encontros diários com autores. Para isso, haverá um agendamento, com leitura prévia das obras. A expectativa é de participação de mais de 600 crianças para os encontros. A escritora Ruth Rocha é uma das mais aguardadas presenças para este programa. Também haverá mostras dos ilustradores de livros infanto-juvenis e uma oficina de ilustração Traçando histórias.

“Teremos uma mascote para a área infantil: será uma coruja com mochila cheia de livros. Ela ainda não tem nome”, conta Sônia, aguçando a curiosidade infantil.

O país homenageado desta edição será o México e o estado de Minas Gerais, o convidado especial. “Esta deferência a Minas Gerais está gerando uma intensa programação mineira na feira”, destaca Sônia. Haverá um estande com a produção de Minas e várias atrações com autores daquele estado, como Affonso Romano de Sant’Anna, Ziraldo e Roberto Drummond.

O patrono e o monumento

O poeta, professor e crítico de arte, Armindo Trevisan, 66 anos, foi o escolhido pelos 108 associados da Câmara Rio-grandense do Livro (CRL) para ser o patrono da Feira deste ano. Gaúcho de Santa Maria, Trevisan é doutor em filosofia pela Universidade de Fribourg, na Suíça, e publicou duas dezenas de livros de poesia e ensaio, como O Ferreiro Harmonioso e Como Apreciar Arte.

Numa iniciativa da Câmara e da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Porto Alegre ganhará um monumento em bronze que vai homenagear dois grandes personagens da literatura brasileira. Num mesmo banco da praça, o mineiro Carlos Drummond de Andrade de pé ao lado do gaúcho Mário Quintana serão eternizados pelo escultor Xico Stockinger. A obra contará com uma característica inovadora, pois será possível a interatividade entre o público que poderá sentar no banco e o monumento.

A Feira terá nesta edição 187 espaços, entre estandes e barracas, e os patrocinadores são Gerdau, Copesul, CEEE, CRT Brasil Telecom e Prefeitura de Porto Alegre. O Sinpro/RS estará presente na Feira do Livro pelo 5º ano consecutivo, consequência de uma parceria com a Câmara do Livro. O estande do Sindicato irá disponibilizar bate-papos com escritores, entre outras atrações.

Comentários