CULTURA

Outros Títulos

Publicado em 13 de abril de 2002

Fracasso Escolar – Um Olhar Psicopedagógico – Nadia A. Bossa – Este livro apresenta um estudo sobre o sintoma escolar considerado em sua dimensão social e em sua singularidade. O estudo é apoiado na prática clínica de 20 anos da autora sobre as dificuldades escolares, como os transtornos de leitura e de escrita, a dislexia, os transtornos de conduta, entre outros problemas que levam ao fracasso escolar. Editora Artmed, 166 páginas.

 

Cem aulas sem tédio – Língua Portuguesa – Antônio Falcetta, Lígia Mothes, Vanessa Amorim e Vivian Magalhães – Para o professor que não tem tempo para preparar as aulas ou está sem idéias, este livro soluciona o problema. Os autores resolveram juntar sugestões de atividades para aqueles professores que não têm tempo livre. São cem dicas para que as aulas preparadas sejam dinâmicas, interessantes e motivadores. Editora Instituto Padre Réus, 221 páginas.

 

A angústia da influência – Uma teoria da poesia – Harold Bloom – Esta obra oferece uma teoria da poesia tratando da influência e a pressão exercida pelos precursores. O argumento de Harold Bloom é que todos os textos são fortemente influenciados porque tiveram um impacto literário anterior o que rende uma nova postura de cada autor. Editora Imago, 208 páginas.

 

 

Perfis Cruzados – Trajetórias e militância política no Brasil – Beatriz Kushnir, Organização – Os artigos escritos por pesquisadores, jornalistas, entre outros, organizados por Beatriz Kushnir abordam desde a militância em organizações de esquerdas clandestinas até a militância de indivíduos. A diversidade também está presente nas várias formas assumidas pela narrativa como a memória, a entrevista, a reconstituição com elementos ficcionais, o ensaio acadêmico, etc. Os textos revelam as várias fases das lutas políticas nas ditaduras ocorridas no Brasil. Editora Imago, 260 páginas.

 

Subjetividade e Cidadania – Um estudo com crianças e jovens em três cidades brasileiras – Lucia Rabello de Castro, Organização – Crianças e jovens de três cidades brasileiras (Fortaleza, Rio de Janeiro e São José dos Campos) participaram do Projeto Oficinas da Cidade e iniciaram a reflexão sobre como seus sentimentos, percepções e mentalidades são afetados pela vivência na grande cidade. A professora Lucia Rabello de Castro organiza este livro como resultado de sua rigorosa investigação sobre os destinos da infância e da adolescência na contemporaneidade. Editora 7 Letras, 180 páginas.

 

A ilusão neoliberal – René Passet – Neste livro, o autor mostra como este sistema produz efeitos irreparáveis, apontando como a humanidade está cada vez mais dividida por desigualdades crescentes; a substituição do trabalho pelas máquinas egendra precariedade, pauperização e exclusão social, entre outras coisas. René Passet pergunta e responde por que é urgente inverter a tendência liberal e reposicionar o homem no centro de toda a atividade econômica. Editora Record, 365 páginas.

Comentários