EDUCAÇÃO

Associados têm restituição

Publicado em 13 de junho de 2002

Imposto Sindical

Desde o final de março, o Sinpro/RS vem restituindo o Imposto Sindical, descontado do salário de março de todos os trabalhadores (confira box), aos associados – em torno de 13 mil professores em todo o estado.

Este é décimo ano consecutivo que a entidade devolve aos sócios a parte que lhe cabe do Imposto Sindical. De acordo com o diretor do Sinpro/RS, Amarildo Cenci, o sindicato defende a não-contribuição compulsória do trabalhador. “Por isso restituímos esses valores aos professores que contribuem espontaneamente com a entidade, por meio da mensalidade”. Segundo Cenci, neste ano, a restituição do Imposto Sindical representará um corte de cerca de R$ 500 mil no orçamento da Sinpro/RS. Os cheques com a restituição serão entregues pelos diretores do Sinpro/RS nos locais de trabalho ou enviados diretamente aos professores.

O que é ?
Instituído por lei federal, o IS desconta um dia de salário no mês de março de todos os trabalhadores com carteira assinada. Do valor descontado do trabalhador, 60% é repassado (em maio, sem qualquer correção monetária) ao sindicato da categoria, 15% segue para a respectiva federação, 5% fica para a confederação e o restante é destinado ao Ministério do Trabalho.

Comentários