EDUCAÇÃO

Comissão Julgadora divulga agraciados

Publicado em 12 de outubro de 2002

Após bater um recorde de indicações neste ano, chegando a 63, a comissão julgadora do Prêmio Educação RS, edição 2002, divulgou em meados de setembro os finalistas da quinta edição. A entrega dos troféus será no dia 15 de outubro – Dia do Professor, às 19h30min, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.

Na categoria profissional, o escolhido foi o professor Argemiro Jacob Brum, da Universidade de Ijuí (Unijuí). “Fiquei sensibilizado pela generosidade em escolher o meu nome”, declarou o mestre de 72 anos, 50 dedicados ao ensino. “Comecei em 1949, dando aulas para o Ensino Médio, depois, em 1961 comecei a lecionar na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, que deu origem à Unijuí”, relembra. Brum conta que continua vinculado à Universidade, onde coordena o grupo de professores da disciplina de Formação e desenvolvimento brasileiro. “Essa disciplina é dada em mais de 20 cursos”, completa.

O Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado na Vila Pinto em Porto Alegre, foi o agraciado da categoria instituição pelo trabalho de reciclagem de lixo, comprometido com a transformação comunitária. De acordo com a idealizadora do CEA, Marli Medeiros trata-se de uma proposta diferenciada, que surgiu, em 1993, com a necessidade de coibir atos de violência contra a mulher. “Para escapar dessa situação, elas precisavam de uma alternativa de trabalho”, diz Marli. Ela conta que demorou a acreditar que o centro, hoje com 80 associados, tinha ganho o prêmio. “Perguntei se não era engano, se eu era a pessoa certa e agora estou me sentindo a própria Rainha da Sucata”, brinca.

Já na categoria projeto, o vencedor foi SOS – Lajeado Pratos, do Colégio Frederico Jorge Logemann e Faculdade de Horizontina, de Horizontina. O projeto defende a criação de uma área de proteção ambiental, principalmente a conservação de recursos hídricos.

O Prêmio Educação RS foi instituído pelo Sinpro/RS para destacar os profissionais, projetos e instituições voltados para a educação de qualidade e é considerado um marco no calendário educacional gaúcho.

Comentários