OPINIÃO

Mais um ano se passou…

Publicado em 9 de dezembro de 2002

Esta é a última edição de um ano repleto de fatos que ajudaram a construir a história do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo. Durante esses doze meses, acompanhamos os debates sobre o mercantilismo na educação, as campanhas presidenciais e para o governo do Estado, a política mundial pós o 11 de Setembro, a vida das pessoas desassistidas nas ruas. Tudo isso sem tirar os olhos da arte e da cultura. Esperamos terminar este ano “7” do Jornal Extra Classe tendo cumprido nosso objetivo: oferecer aos leitores uma revista mensal crítica, com informação e reflexões pertinentes ao momento complexo da história em que vivemos. Foram 365 dias de luta pela busca da verdade dos fatos. Esperamos, pelo menos, termos chegado perto disso, pois seria muita presunção achar que textos e imagens possam dar conta de tudo que diga respeito a qualquer tema. Nosso objetivo não é encerrar discussões, mas estimulá-las, contribuir com elementos para que nossos interlocutores, os leitores, possam julgar por si mesmos.

Nesta edição trazemos uma entrevista com o novo governador do Estado, Germano Rigotto, que fala dos seus planos e desafios para os próximos quatro anos.

Nossa matéria de capa tenta jogar alguma luz sobre os assassinatos em família e a abordagem exploratória da imprensa sobre o assunto. Há muito, o mundo do trabalho vem sofrendo mudanças, inclusive nas leis que regem seu funcionamento. Com a chegada do governo Lula, deverá ocorrer não apenas a reforma da CLT, mas também uma reforma sindical que poderão mudar radicalmente as relações de trabalho como as que conhecemos; por isso o EC ouviu as diversas partes interessadas para saber o que estará na mesa de negociação, quando empresários e sindicalistas forem debater o tema com o novo Governo Federal. Da Itália, um grupo de escritores auto-intitulados Wu Ming pregam a guerrilha cultural e vieram a Porto Alegre disseminar suas idéias, que, segundo eles, seria uma nova forma de discurso, inclusive político. Boa Leitura. Boas Férias. Estaremos de volta na edição de março.

Comentários