EDUCAÇÃO

Meta é buscar 2 mil novos sócios em 2004

Publicado em 16 de março de 2004

Seguindo uma tradição iniciada há mais de dez anos, o Sinpro/RS começa o ano letivo de 2004 em plena campanha de sindicalização. O quadro social da entidade conta atualmente com 14.521 associados. Até final de junho, a meta é associar mais 2 mil docentes. “A sindicalização dos professores é uma política permanente adotada pelo Sindicato. Mas é sempre no primeiro semestre que a entidade realiza um esforço concentrado nesse sentido. A direção tem se desafiado a números arrojados e metas a serem cumpridas”, explica o diretor do Sinpro/RS Marcos Fuhr. Ele lembra que, embora o sindicalismo no mundo inteiro tenha se esvaziado nos últimos anos, o resultado da política adotada pelo Sinpro/RS tem resultado em um crescimento expressivo do número de associados.

O significado da importância da sindicalização, conforme o diretor Celso Stefanoski, é o fortalecimento do Sindicato para garantir melhores condições de trabalho para os profissionais. “Os sindicatos cujo número de associados é representativo, como é o caso do Sinpro/RS, garantem e fortalecem a cidadania. Entidades fortes, representativas e cidadãs favorecem o avanço da democracia. Além de proporcionar melhores condições de trabalho e de discutir questões do dia-a-dia do professor, todas a demais ações do Sinpro/RS têm uma interferência no conjunto da sociedade”.

“ Queremos que haja um vínculo orgânico entre o professor e o Sinpro/RS. Não queremos ser uma representação meramente formal da categoria. Um professor sindicalizado tem mais consciência de seus direitos e está num patamar profissional mais elevado”, conclui Marcos Fuhr.

PREMIAÇÕES – O Sinpro/RS está distribuindo aos professores do ensino privado um fôlder institucional que destaca as inúmeras iniciativas da entidade que efetivaram o conceito de Sindicato Cidadão, adotado pioneiramente no início dos anos 90. Dentre elas, a publicação do jornal Extra Classe (oito prêmios de jornalismo), da Revista Textual (espaço para a publicação de artigos e ensaios), do portal na internet, da instituição do Fundo Rotativo de Apoio à Qualificação Docente (FAQ), do Centro de Aprimoramento do Professor (CAP), de inúmeros convênios firmados na área da cultura e do lazer, além da defesa dos direitos dos professores, garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho (reposição da inflação, piso salarial, adicionais por aprimoramento e por tempo de serviço, plano de saúde, entre outros).

A exemplo dos anos anteriores, a campanha de sindicalização de 2004 também contará com o estímulo de uma premiação. Os sócios sindicalizadores concorrem a um cruzeiro marítimo pela costa brasileira. A cada dez novos sócios sindicalizados, o sindicalizador ganha um final de semana em Gramado, com direito a acompanhante. A cada 15 novos sócios sindicalizados, o sindicalizador ganha um final de semana em Florianópolis (quatro dias com acompanhante no hotel Canto da Ilha, em Ponta das Canas). Todos os sócios do Sinpro/RS concorrem a uma viagem de oito dias para Santiago do Chile, além de concorrem a um computador e uma câmera fotográfica digital. O regulamento e mais informações estão disponíveis no portal do Sindicato (www.sinprors.org.br/sindicalizacao).

Comentários