EDUCAÇÃO

O foco da nova fase está na educação superior

Publicado em 25 de maio de 2004

O Sinpro/RS está lançando, neste mês, a segunda fase da Campanha de Sindicalização 2004. Nesta etapa da Campanha, o Sindicato volta seus esforços para a educação superior. “O Sinpro/RS está dedicando uma atenção especial aos professores do ensino superior, uma vez que os percentuais mais baixos de sindicalização estão neste segmento”, diz Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. Isso acontece, de acordo com ele, porque a maioria dos professores universitários são, também, profissionais de outras áreas e, às vezes, já estão associados a seus respectivos sindicatos. Para superar essa realidade, o Sindicato quer sensibilizar esses professores. “Sempre defendemos que para o professor ter um desenvolvimento na sua profissão ele deve ter a sua representação sindical, e o que temos visto é que os que se dividem entre outras atividades e a docência têm demonstrado interesse em ampliar a sua condição de professor de uma universidade privada”, argumenta Marcos Fuhr.

O Sinpro/RS conta hoje com 15.031 associados, número que supera 50% da base, apesar de ser um percentual bastante significativo, o Sindicato quer ampliá-lo. “Estamos convidando os professores do Rio Grande do Sul que ainda não fazem parte do Sindicato a fazer parte e fortalecer uma instituição reconhecida e ativa no movimento sindical e que defende vigorosamente os interesses da categoria”, diz a diretora Soraya Franke. Conforme ela, a Campanha de Sindicalização pretende sensibilizar os professores não-associados para o significado de ter um sindicato representativo que busca a valorização do profissional da educação e trabalha para manter as conquistas dos professores do ensino privado gaúcho. “O Sinpro/RS é reconhecido e considerado hoje porque tem a sua força alicerçada em mais da metade dos professores das escolas particulares. Isso é exemplo para o movimento sindical”, afirma.

Até o fechamento desta edição do jornal Extra Classe, 632 professores haviam sido associados ao Sinpro/RS, 415 indicados por professores já sócios. A meta é que, até o final de junho, mais 1.368 professores façam parte do quadro social da entidade, cumprindo o desafio de sindicalizar 2 mil professores em 2004.

PREMIAÇÕES – A premiação que será sorteada entre os sócios sindicalizadores que participam da Campanha de Sindicalização 2004 será um cruzeiro marítimo pela costa brasileira. Além desse sorteio, o professor que sindicalizar 10 novos sócios será premiado com um final de semana em Gramado, com direito a acompanhante. A cada 15 novos sócios sindicalizados, o sindicalizador ganha um final de semana em Florianópolis (quatro dias com acompanhante no hotel Canto da Ilha em Ponta das Canas). Todos os sócios do Sinpro/RS concorrem a uma viagem de oito dias para Santiago do Chile, a um computador e a uma câmera fotográfica digital. O regulamento e maiores informações estão disponíveis nas cautelas numeradas que os professores estão recebendo e no portal do Sindicato (www.sinprors.org.br/sindicalizacao).

Comentários