EDUCAÇÃO

Eleições no Sinpro/RS serão realizadas em setembro

Publicado em 22 de julho de 2004

O Sinpro/RS está se preparando para as eleições da Diretoria Colegiada que ficará à frente da entidade no triênio 2004/2007. As eleições estão marcadas para os dias 14, 15 e 16 de setembro próximo e devem envolver mais de 15 mil associados em Porto Alegre e nas 14 regionais.

A preparação do processo eleitoral no Sindicato começou no dia 24 de abril, com aprovação da Assembléia Geral, quando foi eleita por unanimidade a Comissão Eleitoral que conduzirá e coordenará as eleições. A Comissão é composta pelos professores Rômulo José Escouto, da Unisinos; Dagoberto Nunes de Ávila, dos colégios Leonardo da Vinci e Bom Conselho; Antonieta Beatriz Mariante, do IPA/IMEC; Ana Lúcia Silva Tomazi, da Escola Técnica José César Mesquita; e Fátima Beltrão, da Universidade Ritter dos Reis.

O edital de convocação das eleições será publicado no dia 12 de julho. As chapas terão até o dia 11 de agosto para fazerem suas inscrições.

Conforme o estatuto do Sinpro/RS, estão aptos a votar os professores associados ao Sindicato que, na data da eleição, tiverem mais de três meses de filiação. Os associados devem, também, estar com as mensalidades quitadas até 30 dias antes das eleições, trabalhando em escolas da base territorial do Sindicato e no gozo dos direitos sociais conferidos no estatuto da entidade. Os professores aposentados têm assegurados seus direitos de voto.

Transparência e organização

As eleições do Sinpro/RS são pleitos “que se revestem da maior importância para o movimento sindical como um todo. Não conheço outra entidade sindical que tenha um índice de sindicalização tão grande quanto o Sinpro/RS”, afirma um dos integrantes da Comissão Eleitoral, o professor Rômulo Escouto. “Em conseqüência, o colégio eleitoral do Sindicato é maior do que o colégio eleitoral de vários municípios do Rio Grande do Sul. O que pode ser um dado quantitativo, mas que, na verdade, revela a importância da eleição”, completa.

Transparência e organização têm sido a marca das eleições no Sindicato, ressalta Rômulo. “O momento eleitoral no Sinpro/RS revela o grau de maturidade da categoria de professores”, avalia. A efetiva participação dos professores associados na escolha da Diretoria Colegiada do Sinpro/RS é destacada como fundamental pela Comissão Eleitoral. “Esperamos que as eleições tenham muita participação e organização, características que têm sido a marca desse processo”, afirma o professor.

Comentários