EDUCAÇÃO

Nova edição aborda aumento do trabalho dos professores

Publicado em 15 de dezembro de 2004

Já está circulando a 5ª edição da revista Textual. A publicação, editada pela Fundação Cultural e Assistencial Ecarta, com apoio do Sinpro/RS, é dirigida aos professores e à comunidade escolar.

Nesta edição, o artigo capa aborda o aumento do trabalho do professor. O texto do especialista em informática educativa Dagoberto Nunes de Ávila – “Ofício de mestre: trabalhador, cidadão, ser humano” – trata da sobrecarga de trabalho, principalmente durante o período extraclasse, e a sua conseqüência na qualidade do trabalho desses profissionais.

Em continuidade à série de artigos sobre a saúde do professor que a Textual vem abordando em sua editoria “O professor e o Mundo da escola”, o médico psiquiatra José Outeiral aborda o desgaste psicológico do docente em “As inquietações dos professores”. A polêmica questão sobre reserva de mercado e as novas regras para a abertura de cursos na educação superior é trazida para o debate através do texto do deputado Adão Villaverde, “Novas regras para a abertura de Cursos”. A Textual traz também o ensaio “O construtivismo e o ser cons-trutivista”, em que a doutora em Educação Darli Collares destaca a relevância da Epistemologia Genética a esta transformação.

No ensaio “Reflexões sobre a estratégia terrorista”, o coordenador do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre e doutor em Educação Jorge Bar-cellos, propõe reflexões nos campos filosófico e antropológico para investigar os atos terroristas. Em “Um modo de ser em Educação a Distância”, a diretora da Pucrs Virtual, Marilu Fontoura de Medeiros, aborda os ambientes de aprendizagem e apresenta as experiência da Pucrs na EAD.
A revista Textual pode ser adquirida na sede estadual do Sindicato (Avenida João Pessoa, 919, em Porto Alegre) ou nas regionais do Sindicato no interior do estado. Já a versão on-line está no site www.sinprors.org.br/textual disponível para download. Informações pelo fone (51) 3211-1900, ramal 239.

Comentários