Jornal Extra Classe - Jornalismo além da superfície
Nº 097 | Ano 10 | Nov 2005
ENSINO PRIVADO
PERFIL

Em cerimônia realizada na noite de 14 de outubro, semana de comemoração pela passagem do Dia do Professor, os vencedores do Prêmio Educação RS 2005 receberam o troféu Pena Libertária. O prêmio instituído pelo Sinpro/RS destaca anualmente profissional, projeto e instituição comprometidos com a Educação e com a construção da cidadania no Estado.

OS AGRACIADOS

Profissional – Sarita Amaro, 37 anos, Mestre e Doutora em Serviço Social, atua à frente de projetos voltados para a cidadania de grupos afro-descendentes, mulheres, comunidades desassistidas, crianças e adolescentes. Atua como assistente social na Secretaria Estadual de Educação do RS e é integrante do Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Sarita desenvolveu projetos de pesquisa e ação comunitária como o Rede Social Cara Limpa, de prevenção ao uso de drogas no ambiente escolar, e a cartilha “Lugar de aluno é na escola: o papel de cada um”, na qual a educadora aponta caminhos para a luta contra o abandono da escola. Atualmente, coordena a coletânea de artigos seus e de alunos da Uergs, Políticas para o desenvolvimento rural: sustentabilidade, cidadania e participação, lançada na Feira do livro de Porto Alegre.

Projeto – O objetivo do Programa de Inclusão Digital do Centro de Ensino Médio, mantido pela Sociedade Educacional Três de Maio – Setrem, é promover o desenvolvimento do município e da região através de ações voltadas para o crescimento tecnológico, com processos de inclusão digital e social. O programa existe há quatro anos e já formou 1.727 alunos nos cursos básicos de informática, que contam com cerca de mil alunos em formação continuada.

Instituição – Fundada em 1957, a Associação Novo Lar atua na inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco social e excluídos do sistema regular de ensino. Atende cerca de 800 crianças e jovens, dos 10 aos 24 anos de idade. Além do Ensino Fundamental de 1ª à 5ª séries, que acolhe também alunos com dificuldades de aprendizagem e portadores de necessidades especiais, a instituição dispõe de cursos profissionalizantes em parceria com o Senai, como oficinas de reciclagem, música, danças e atividades esportivas.

Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.
© Copyright 2014, Jornal Extra Classe - Todos os direitos reservados.

Os comentários estão encerrados.


CONTEÚDOS RELACIONADOS