EDUCAÇÃO

Agraciados com o Prêmio Educação RS 2005

Publicado em 4 de novembro de 2005

Em cerimônia realizada na noite de 14 de outubro, semana de comemoração pela passagem do Dia do Professor, os vencedores do Prêmio Educação RS 2005 receberam o troféu Pena Libertária. O prêmio instituído pelo Sinpro/RS destaca anualmente profissional, projeto e instituição comprometidos com a Educação e com a construção da cidadania no Estado.

OS AGRACIADOS

Profissional – Sarita Amaro, 37 anos, Mestre e Doutora em Serviço Social, atua à frente de projetos voltados para a cidadania de grupos afro-descendentes, mulheres, comunidades desassistidas, crianças e adolescentes. Atua como assistente social na Secretaria Estadual de Educação do RS e é integrante do Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Sarita desenvolveu projetos de pesquisa e ação comunitária como o Rede Social Cara Limpa, de prevenção ao uso de drogas no ambiente escolar, e a cartilha “Lugar de aluno é na escola: o papel de cada um”, na qual a educadora aponta caminhos para a luta contra o abandono da escola. Atualmente, coordena a coletânea de artigos seus e de alunos da Uergs, Políticas para o desenvolvimento rural: sustentabilidade, cidadania e participação, lançada na Feira do livro de Porto Alegre.

Projeto – O objetivo do Programa de Inclusão Digital do Centro de Ensino Médio, mantido pela Sociedade Educacional Três de Maio – Setrem, é promover o desenvolvimento do município e da região através de ações voltadas para o crescimento tecnológico, com processos de inclusão digital e social. O programa existe há quatro anos e já formou 1.727 alunos nos cursos básicos de informática, que contam com cerca de mil alunos em formação continuada.

Instituição – Fundada em 1957, a Associação Novo Lar atua na inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco social e excluídos do sistema regular de ensino. Atende cerca de 800 crianças e jovens, dos 10 aos 24 anos de idade. Além do Ensino Fundamental de 1ª à 5ª séries, que acolhe também alunos com dificuldades de aprendizagem e portadores de necessidades especiais, a instituição dispõe de cursos profissionalizantes em parceria com o Senai, como oficinas de reciclagem, música, danças e atividades esportivas.

Comentários