EDUCAÇÃO

Moral, ética, modernidade: os requisitos necessários

Publicado em 21 de março de 2007

Pelo segundo ano consecutivo, o Sinpro/RS amplia para o Interior do Estado sua Aula Inaugural, atividade que tradicionalmente assinala o início do ano letivo. A programação deste ano contempla, além de Porto Alegre, as cidades de Erechim, Alegrete, Uruguaiana, Bagé e Rio Grande. Na capital, o francês naturalizado brasileiro Yves de La Taille, professor do Instituto de Psicologia da USP, fará o debate “Moral e ética, dimensões educacionais” (ver entrevista), no dia 9 de março, na PUCRS.

Em Erechim e Rio Grande, dias 6 e 13, respectivamente, a professora Marisa Vorraber da Costa, licenciada em Filosofia, mestre e doutora em Educação pela UFRGS, aborda o tema “Dilemas e desafios para a Educação contemporânea”. “As transformações tecnológicas mudaram a concepção de humanidade, o que representa um enorme desafio para profissionais de todas as áreas e, em especial, aos professores. O desafio para o professor é compreender essa realidade para além de qualquer interpretação simplista”, aponta Marisa.

A consciência espiritual aplicada ao trabalho é o conceito desenvolvido pela psicóloga Benne Catanante, psicodramatista e professora de pós-graduação em Psicologia Transpessoal e Psicologia Social das Organizações. Ela falará aos professores de Alegrete e de Uruguaiana no dia 8 e aos de Bagé no dia 9. “Com um nível de consciência mais elevado, se tem mais clareza da nossa missão pessoal e profissional”, resume. Inscrições nas sedes do Sinpro/RS e regionais.

Comentários