CULTURA

A Capela Positivista de Porto Alegre

Juliana Barcellos / Publicado em 26 de abril de 2008

Depoimentos de sete especialistas em Positivismo, a corrente filosófica criada por Auguste Comte, no século 19, compõem o documentário A Capela Positivista de Porto Alegre. Dirigido pelo jornalista Yuri Victorino da Silva, o vídeo resgata a memória e oferece uma perspectiva científico pedagógica de um dos últimos templos positivistas existentes no mundo: a Capela, situada na avenida João Pessoa, 1058. “Queremos resgatar a memória da Capela e alertar a sociedade sobre as condições em que se encontram os documentos públicos da cidade. Esse prédio é um documento vivo que acabou sendo esquecido pela população”, enfatizou o diretor durante a exibição do documentário no dia 15 de março.

Para viabilizar o resgate da história da Capela, a equipe realizou pesquisas em acervos de livros positivistas e também contou com depoimentos de historiadores, entre eles o presidente da Igreja Positivista do Brasil, Danton Voltaire de Souza. “Abro o templo todos os domingos pela manhã e sempre tem gente que entra aqui e diz não saber o que é este prédio. Por isso, a idéia do documentário. Com ele vamos resgatar a Capela e divulgar a doutrina positivista”, aposta Afrânio Capelli, que há 25 anos está à frente do templo. É ele quem cuida do prédio histórico – um dos poucos da região que escaparam da especulação imobiliária ou que ainda não viraram estacionamentos privados.

O documentário foi financiado pelo Fumproarte, e uma tiragem de 500 cópias em DVD foi distribuída a instituições municipais de ensino, museus, centros de informação e pesquisa, telecentros. A Filosofia Positivista de Auguste Comte investiga os fenômenos naturais e sociais enquanto relações constantes entre fenômenos observáveis, desprezando explicações baseadas em dogmas. No Brasil, o Positivismo teve fortes influências, tendo como sua representação máxima a inscrição “Ordem e Progresso” na bandeira nacional. Cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social, crêem os positivistas.

Comentários