CULTURA

Livros

Publicado em 16 de agosto de 2009

FORMAÇÃO DOCENTE

 Formação permanente do professorado: novas tendências (111 p.  Ed. Cortez), de Francisco Imbernón, com tradução de Sandra Trabucco  Valenzuela, aborda a delimitação das funções dos professores e desenvolve  o conceito de uma nova formação permanente com base na colaboração,  organização escolar minimamente estável e capaz de apoiar a formação, e  na aceitação da diversidade entre os professores. O livro destina-se a  estudantes, professores e demais interessados em novas tendências da formação docente.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

 História Social da Educação no Brasil (1926-1996) – (972 pág.  Editora Cortez), de Marcos Cezar de Freitas e Maurilane de Souza Biccas.  De forma cronológica e no contexto político de cada fase entre 1926 e 1996,  narra a história da difusão e consolidação da escola popular de massas no  país e de sua conquista pelas massas, bem como aborda o processo que  desvalorizou os ganhos dessa expressiva conquista política. Nessa travessia,  as crianças de zero a seis anos de idade ou os protagonistas da educação de jovens e adultos, segundo os autores, foram excluídos nesse processo de apropriação de um direito universal.

DOCUMENTO HISTÓRICO

  Com o lançamento de Os Segredos do Jarau(Edipucrs/Arquivo  Histórico, 347 p.) chega ao 18º volume a Coleção Varella – Documentos  sobre a Revolução Farroupilha. O selo vem tornando públicos documentos  que se constituem em preciosas fontes primárias para o trabalho de  estudantes e pesquisadores de todas as áreas, além de promover a  preservação da memória e da história gaúchas. Neste volume estão reunidas  as transcrições de originais históricos e a correspondência do estancieiro e general Bento Manoel Ribeiro, que manteve estreitas relações com os líderes da Revolução Farroupilha e os Imperiais.

Comentários