Jornal Extra Classe - Jornalismo além da superfície
Nº 138 | Ano 14 | Out 2009
ENSINO PRIVADO
ARTIGO

O ambiente escolar tem sido marcado por tensionamentos decorrentes das crescentes exigências em relação ao trabalho do professor. Do atendimento às necessidades individuais dos alunos ao enfrentamento do desinteresse pela escola que não consegue atualizar adequadamente recursos pedagógicos/tecnológicos, é do professor a tarefa de buscar os melhores projetos, as melhores estratégias para que os estudantes tenham um ensino de qualidade.

A essa complexa tarefa agrega-se a dificuldade de tempo das famílias no acompanhamento dos estudos de seus filhos, delegando para a escola a quase integralidade da sua formação, ou, ainda, a atuação equivocada de pais que tentam interferir inadequadamente na tentativa de assumir um papel que não lhes cabe.

A situação ocorrida na Escola La Salle Santo Antônio, de Porto Alegre, ilustra essa afirmação.

No final de setembro, a Associação de Pais exibiu no corredor da escola ata de reunião em que os pais analisam o desempenho dos professores e citam os nomes de alguns deles, atribuindo-lhes referências desabonatórias. O constrangimento dos professores citados na referida ata se estendeu aos demais professores por entenderem a potencial exposição a que estão sujeitos.

Esse lamentável episódio pode levar à reflexão da necessidade de ressignificação dos papéis que devem ser assumidos pelos segmentos escolares. A excessiva permissividade de direções de escolas estimulam os anseios de alguns pais que tentam assumir atribuições de direção, de coordenação pedagógica e de professores, e levam a esses equívocos. Muitos são os relatos que o Sinpro/RS acompanha de ingerência dos pais em assuntos essencialmente pedagógicos.

Cabe às direções de escolas tomarem à frente esse processo no sentido de promoverem ações que visem à discussão e consolidação dos direitos e deveres dos integrantes da comunidade escolar, à luz de suas competências.

Direção Colegiada do Sinpro/RS

Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.
© Copyright 2014, Jornal Extra Classe - Todos os direitos reservados.

Os comentários estão encerrados.


CONTEÚDOS RELACIONADOS