EDUCAÇÃO

Proposta de mudança na aposentadoria foi tema de debate

Publicado em 12 de outubro de 2009

No dia 26 de setembro, o Sinpro/RS promoveu o Seminário “As mudanças nas aposentadorias dos Professores”, que lotou o auditório da entidade na sua sede estadual, em Porto Alegre. O primeiro painel contou com a presença do deputado federal Pepe Vargas, relator do substitutivo do projeto de lei sobre o fim do fator previdenciário. Pepe defendeu a proposta que extingue o fator previdenciário, ainda sem previsão de votação. Logo após, o secretário geral da CUT, Quintino Severo, que participa da negociação com o governo também destacou os avanços da proposta negociada.

O segundo painel teve a presença do advogado previdenciário Daisson Portanova, que questionou tanto a proposta do governo como a que tramita no Congresso. Ele defendeu ajustes, principalmente no que se refere às aposentadorias dos professores e demais que atuam em várias instituições. Segundo ele, o que está sendo votado não atende especificidades e se aprovado como está pode significar perdas para os trabalhadores, em específico os professores.

Ao final do evento pela criação de uma comissão de professores para acompanhamento do tema e por promover novos debates sobre o assunto no sentido de exercer influência nas negociações em Brasília favoráveis à categoria. A íntegra dos debates e o material de apoio utilizado pelos painelistas estão disponíveis em www.sinprors.org.br/aposentadoria.

Comentários