OPINIÃO

Mais um prêmio!

Publicado em 6 de maio de 2010

Na manhã do dia 28 de abril, recebemos a notícia de que mais uma vez uma reportagem do Extra Classe havia sido premiada. Desta vez, o jornal conquistou o segundo lugar na categoria ‘Jornal’ do Prêmio Fiema de Jornalismo Ambiental, com a matéria Estudo aponta riscos de poluição e redução do Aquífero Guarani, do jornalista Cleber Dioni Tentardini (foto ao centro), publicada na edição de março de 2009.

editorial_mais_um_premio (1)

Foto: Idovino Merlo

Foto: Idovino Merlo

O primeiro colocado na categoria foi a jornalista Soraya Aggege, de O Globo (SP). O resultado desta primeira edição do prêmio foi divulgado no dia 27 de abril, durante a abertura da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente – Fiema Brasil 2010, em Bento Gonçalves. Concorreram 367 matérias produzidas em veículos de comunicação de 18 estados, abordando a diversidade das preocupações e problemas relacionados à preservação e sustentabilidade ambiental e o papel fundamental das mídias na promoção das discussões e incentivo às ações de preservação.

EM MAIO – Nesta edição, a repoprtagem-capa traz um debate inédito sobre as péssimas condições de trabalho dos frigoríficos da aviculturade uma das indústrias que dá sustentação econômica para diversas regiões do estado e de Santa Catarina, especialmente no Vale do Caí. Na área da educação, matéria sobre novos fechamentos de polos de EaD pelo MEC questiona o modelo de terceirização das plataformas tecnológicas e até mesmo dos cursos por meio “parcerias” de empresas meramente comerciais e IES. Realizamos um misto de entrevista com ensaio artístico-fotográfico com a artista plástica e fotógrafa porto-alegrense Marie Ange Bordas que faz um trabalho que aproxima a arte da realidade dos povos refugiados em vários pontos do mundo. No campo ambiental, retomamos a questão do descarte de lixo tecnológio e a demora na aprovação de leis específicas que já tramitam há 20 anos no Congresso. Na área do ensino privado, fizemos um balanço das negociações salariais deste ano. Boa leitura.

Comentários