OPINIÃO

Educação inclusiva

Publicado em 3 de junho de 2010

Nesta edição, o Especial Qualidade de Vida – Planejando o Futuro discorre ao longo de oito páginas sobre os principais aspectos ligados ao planejamento do período de aposentadoria.

CAPA – Na área da Educação, nas escolas públicas do Rio Grande do Sul, mais de 7,5 mil crianças e jovens portadores de deficiências sensoriais, físicas, intelectuais, transtornos de desenvolvimento ou altas habilidades dividem o espaço da aprendizagem com os demais alunos, nas diferentes modalidades de inclusão escolar – classes especiais em escolas da rede, escolas de educação especial e turmas comuns. O atendimento a esses alunos mobiliza mais de 1,2 professores com habilitação específica. Na rede privada, não faltam exemplos de instituições que investem na inclusão escolar de forma responsável e com eficiência no aprendizado dos alunos especiais. Apesar dos avanços, no entanto, a inclusão escolar enfrenta barreiras e está na agenda de gestores, educadores e familiares. A reportagem de capa desta edição investiga essa realidade e traz a opinião de professores, especialistas e diretores de escolas.

COTIDIANO – A quatro anos de sediar jogos da Copa do Mundo, Porto Alegre tem um dos serviços de táxi mais deficitários entre as capitais, apesar de contar com uma das maiores frotas. Esse paradoxo é, em parte, explicado pela baixa tarifa, que aumenta a demanda e torna cada vez mais difícil encontrar um táxi livre nas horas de pico ou em dias de chuva. Nesta edição, Extra Classe faz um breve diagnóstico desse serviço na capital.

PEDOFILIA – Na seção Ideias, a Promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, Denise Villela, propõe uma reflexão sobre pedofilia, um crime que segundo a especialista não deve ser analisado apenas sob o ponto de vista de recortes sociais ou de segmentos profissionais.

CULTURA – Gravaêh! é um projeto da ONG Cirandar que oferece um estúdio de gravação sobre rodas para que músicos das periferias de cidades gaúchas produzam seus CDs gratuitamente e façam parte de uma rede de fomento e inclusão cultural.

MAIS – Completam a edição as matérias sobre Ensino Privado e os colunistas do Extra Classe. Boa leitura.

Comentários