EDUCAÇÃO

Limite de estudantes por turma

Publicado em 4 de junho de 2010

O Sinpro/RS concluiu no final de maio o levantamento para identificar turmas com excesso de estudantes nas instituições de ensino privado da Educação Básica e da Educação Superior. A consulta foi realizada via email para mais de 14 mil professores associados ao Sindicato e que atuam em várias regiões do estado.

As informações estão sendo sistematizadas e servirão de subsídio para as ações do Sindicato em defesa da limitação de alunos por turma.

“Estamos constatando de que este problema não é eventual”, adianta Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS. “Há casos de escola de Educação Infantil com mais de 30 alunos em uma turma apenas e, na Educação Superior, com mais de 70 estudantes”.

O limite de alunos por turma foi um dos pontos de maior tensionamento na mesa de negociação com o Sinepe/RS neste ano. “Os dirigentes da Educação Superior fizeram frente para barrar a limitação”, expõe Amarildo.

A reivindicação de limitação de alunos por turma foi reforçada após o resultado de pesquisa, realizada pelo Diesat em 2008 e 2009, apontar o excesso de alunos por turma no ensino privado do Rio Grande do Sul como um dos fatores de adoecimento dos professores. “Fica impossível um professor atender adequadamente os alunos”, garante Cenci. “Sem falar que o trabalho extraclasse é triplicado”.

Comentários