EDUCAÇÃO

Sindicato denuncia excesso de alunos por turma

Publicado em 27 de agosto de 2010

O Sinpro/RS lançou em julho o site www.limitedealunosporturma.com.br, um espaço criado para informar à sociedade gaúcha, especialmente pais e estudantes, sobre o excesso de estudantes por turma praticado nas instituições de ensino privado do Rio Grande do Sul. A proposta é constituir um canal de comunicação dinâmico e interativo para promover o debate público sobre o tema. “A divulgação das instituições que extrapolam os limites pretendidos pelo Sinpro/RS procura estabelecer uma sintonia entre o interesse dos professores e a expectativa das famílias e dos alunos com relação à qualidade do ensino”, esclarece Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

O excesso de alunos é considerado um dos elementos que prejudica a qualidade do ensino e contribui para o adoecimento dos professores. Em maio deste ano, o Sinpro/RS fez um levantamento junto às instituições de Educação Básica e Superior em todo o estado para identificar turmas com excesso de alunos. O resultado desse levantamento pode ser acessado no site e a comunidade também pode participar com sua opinião.

A iniciativa busca dar visibilidade à importância da limitação de alunos por turma, uma reivindicação antiga do Sinpro/RS ao Sinepe/RS. Um novo levantamento será realizado no segundo semestre.

Comentários