CULTURA

Literatura para ouvir

Publicado em 11 de setembro de 2010

extrato_1

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os audiolivros de produção local pedem passagem no mercado editorial gaúcho e prometem marcar presença na próxima Feira do Livro de Porto Alegre. Resultado de parceria entre o estúdio Habanero Áudio (realizador do projeto) e Libretos (editora), três títulos estão sendo lançados simultaneamente pela Coleção Livro de Ouvir com financiamento do Fumproarte/ SMC/Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Em comum, trazem a voz da atriz, locutora e idealizadora do projeto Letícia Schwartz, arte das capas de Monika Papescu e design gráfico de Clô Barcelos. Os CDs contêm arquivos com áudio em mp3, podendo ser transferidos para aparelhos compatíveis ou escutados em equipamentos domésticos que rodam o formato. Por que sou gorda, mamãe?, de Cíntia Moscovich, possui tempo de audição de 05:11:41. Narrado na primeira pessoa, trata de um acerto de contas consigo mesma, de uma escritora que engordou 22 quilos em quatro anos. A rua dos secretos amores, de Jane Tutikian, com tempo de 03:16:43, trabalha com narrativas curtas, buscando a experiência humana em cada uma das casas da rua que dá título à obra. Noite Estrelada, de Carlos Urbim, com 00:32:17, explora histórias e lendas gaúchas e é o único que conta também com participação do autor e de Aurora Schwartz, filha de Letícia.

extrato_2

Not available

Not available

MACHADIANO – O audiolivro A Cartomante e a vertigem, que inaugura a coleção Machado por um Fio (Editora Ideias a Granel), traz a narração do ator Paulo Gleich e comentários de Lucia Serrano Pereira, que assina o projeto. A direção é de Silvio Marques, e o áudio possui 54 minutos de duração e também está disponível em mp3 no site www.ideiasagrael.com.br A ilustração da capa é do artista plástico Eduardo Vieira da Cunha. Lucia Serrano Pereira é doutora em Literatura Brasileira pela Ufrgs e psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. É autora dos livros O Conto Machadiano: uma experiência de vertigem (Cia de Freud – 2008), ponto de partida para o trabalho com os contos, e Um Narrador Incerto, entre o estranho e o familiar (Cia de Freud – 2004).

Dois pianos e um violoncelo

extrato_3

Not available

Not available

Um Piano na esquina, da pianista Olinda Allessandrini, oitavo álbum, traz As Doze Valsas de Esquina, de Francisco Mignone, e algumas obras escolhidas do compositor argentino Carlos Guastavino. As gravações foram feitas no Studio P4, em Berlim, Alemanha, em abril de 2009. Para a pianista, nos temas de Mignone e Guastavino transparecem as almas da música popular brasileira e argentina. Além de sua atuação como intérprete e solista, continua suas pesquisas e gravações de música brasileira e sul-americana. O público pode conferir pequenas amostras da música do novo CD no site www.olindaallessandrini.com.br

O Duo Rutkowski-Olivé lança seu primeiro CD Y También nos Iremos Riendo en el Camino. Com Marjana Rutkowski, violoncelo e Sergio Olivé, piano, o duo formado há um ano dedica-se à música argentina, brasileira e celta, somadas a um rep e r t ó r i o de peças a s s i n ad a s por Sergio Olivé especialmente compostas para este projeto. Os arranjos exploram a diversidade de combinações dos timbres dos dois instrumentos, ora com interpretações intensas, ora delicadas. No repertório: Libertango, de Piazzolla; La Añera, de Athaualpa Yupanqui; Viola Enluarada, de Paulo Sérgio e Marcos Valle; Sertão de Caicó de Villa- Lobos, entre outras. Do universo celta: Danny Boy e Fhir A’ Bhàta. Outras informações sobre o Duo Rutkowski-Olivé podem ser obtidas no site http://www.myspace.com/marjanasergio, onde o público terá informações sobre as lojas onde o CD poderá ser adquirido.

LIVROS

Brincando com fogo

extrato_4

Not available

Not available

Um extrato de O livro perigoso para garotos ganha sua versão de bolso em dois volumes, com a adição de textos inéditos. Para quem não conhece, é uma mistura de almanaque, enciclopédia e manual de sobrevivência para meninos, que dispensa o politicamente correto e ensina a fazer estilingues, arco e flecha, códigos secretos, conta histórias de guerra, ensina jogos e até mesmo como construir um foguete de jardim. Mas o maior perigo, real, que oferece é o de afastar as crianças dos computadores e videogames por algumas horas para brincarem à moda antiga. O livro resulta da parceria de Conn Iggulden — autor das séries O imperador e O conquistador — com seu irmão, Hal Iggulden, e é uma homenagem dos dois às longas tardes de verão de sua juventude, contendo informações vitais para pais e filhos, e homens de todas as idades. O livro perigoso para garotos (de bolso) é um lançamento da Galera Record (http://www.galerarecord.com.br) e está acondicionado em um box contendo os dois volumes.
Cordel de luxo

extrato_5

Not available

Not available

A história da garça encantada, cordel de Leandro Gomes de Barros (1865-1918), poeta popular paraibano, é um dos três volumes da coleção Palavra rimada com imagem, da Editora Projeto, que recriou três clássicos do autor. A obra é recontada por Rosinha, ilustradora e autora recifense especialista em literatura infantil, com vários prêmios na área. (www.editoraprojeto.com.br)

Comentários