EDUCAÇÃO

Lança projeto Roda de Conversa

Publicado em 31 de outubro de 2010

No mês em que se comemora o dia do professor, o Núcleo de Apoio ao Professor Contra a Violência (NAP) incrementará suas atividades com o lançamento do projeto Roda de Conversa, com início em 5 de outubro. Participam mensalmente das rodas uma equipe multidisciplinar integrada e profissionais da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), para tratar sobre as situações de violência contra os professores nas escolas da rede privada.

O projeto integra uma série de atividades que visam dar atendimento aos professores vítimas de violência no ensino privado gaúcho, além de promover ações de prevenção e de valorização do docente. “Serão oportunidades em que os professores poderão trocar experiências e buscar orientação a respeito das situações a que são expostos nas escolas. Com isso esperamos ajudar não apenas na prevenção, mas também no enfrentamento das situações de violência. É preciso que os professores saibam como se colocar diante desta realidade em que as instituições não assumem seu papel. Porém, o Sindicato, enquanto representante dos docentes, continuará insistindo com as escolas para que assumam sua parcela de responsabilidade em relação a este problema”, diz Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS. A programação pode ser acessada no site www.sinprors.org.br.

ACOMPANHAMENTO – Uma média de 20 professores por mês tem procurado atendimento no NAP, relatando agressões implícitas ou explícitas no ambiente escolar. Frequentemente docentes afirmam estar expostos a situações de violência que se expressa desde o desrespeito por parte dos alunos até a desconstituição da sua autoridade pelas direções, muitas vezes provocada pela compreensão equivocada de que o aluno é cliente.

Comentários