OPINIÃO

Nesta Edição

Publicado em 17 de dezembro de 2010

Na entrevista do mês, o jornalista e escritor Juremir Machado da Silva polemiza sobre duas revoltas lideradas por gaúchos ao falar sobre seus dois livros recém-lançados, A Guerra dos Farrapos e a Revolução de 30 e História Regional da Infâmia – o destino dos negros farrapos e outras iniquidades brasileiras, ou como se produzem os imaginários.

Na editoria Educação abordamos os desafios a serem enfrentados pelo governo federal na gestão da presidente eleita, Dilma Rousseff, entre os quais se destacam a urgência em qualificar a educação pública e regulamentar o ensino privado diante da ofensiva crescente do setor financeiro e do capital internacional.

Na aldeia Tekoá Anhetenguá, em Viamão, índios Guarani encontraram a última trincheira contra a invasão simbólica à sua cultura: a televisão.

Nas lacunas deixadas pelo SUS, os planos privados de Saúde vicejam por cima dos problemas sociais. A demanda maior que a oferta gera inúmeras distorções, com prejuízos cada vez maiores para os usuários e revolta a classe médica.

A última edição do ano (o Extra Classe circula de março a dezembro) se completa com a segunda parte do Especial Ensino Privado, que mostra como o cenário econômico está favorecendo a expansão das instituições de ensino do setor.

Cartas

RIGOR JORNALÍSTICO – Quero cumprimentar o Extra Classe e, particularmente, a repórter Jacira Cabral pelo rigor da entrevista (Metas para sair do atraso, EC 149, novembro de 2010), que aliou qualidade jornalística a um texto impecável. Parabéns. Gostei muito.
Luiz Antonio de Assis Brasil
Escritor e Professor. Futuro secretário de Cultura do RS.

CONCISÃO E AGILIDADE – Não sou professor, mas leio o Extra Classe pela via de terceiros, porque sou jornalista. Fiquei impressionado com a concisão e agilidade em vislumbrar o próximo momento do Brasil dado que as eleições foram “ontem”. Parabéns. Felizes os professores.
Israel de Castro
Editor-chefe do Ulbra Notícias/Ulbra TV – Canoas RS.

PRÊMIO DIREITOS HUMANOS –  O Jornal Extra Classe foi contemplado com a Menção Honrosa do XXVII PRÊMIO DIREITOS HUMANOS DE JORNALISMO com a reportagem “QUANDO O TRABALHO GERA DOR E SOFRIMENTO”, de Gilson Camargo, publicada em maio de 2010.

SAÚDE NA CABEÇA – NOTA DE ESCLARECIMENTO – A identificação correta da entrevistada na matéria “Ômega 3 e temperos previnem doenças” do Especial Qualidade de Vida Saúde na Cabeça (edição de outubro de 2010) é Patrícia Chagas, nutricionista clínica, mestre e doutora em Gerontologia Biomédica.

Comentários