OPINIÃO

Evolução

Regina Eugênia Müller Gentil Reis / Publicado em 20 de abril de 2011

A evolução do ser humano

Arte: Rdorigo Vizzotto

Arte: Rdorigo Vizzotto

O atual milênio nos inspira a refletir sobre uma verdade simples: há momentos para tudo e espaço para todos.

Se soubermos unir o que a evolução da mente humana separou e ainda separa – sujeito e objeto, teoria e prática, técnico e humano – estaremos reinventando, refletindo, reacreditando e voltando-nos ao aprimoramento pessoal e profissional.

Acredito que o professor deve cultivar a espiritualidade em sua prática pedagógica. Essa prática deve ser fértil e forte como projeto de vida pessoal e profissional, para que professores e alunos sejam sujeitos históricos, agentes de mudança, criativos, felizes e transformadores de vidas mais fraternas, bem resolvidas, carregadas de amor, espiritualidade e bem-estar.

Considerando os quatro pilares fundamentais da educação, conhecer, fazer, conviver e ser, deve ficar bem explícito que, no dia a dia da escola, o educador precisa resgatar, na ação pedagógica, a afetividade e o verdadeiro ser humano, pleno de si, sem negar a livre expressão artística do ator, sujeito de sua história, que através do imaginário, do simbólico da arte também poderá alicerçar seu mundo em todos os aspectos, na vida e no trabalho.

A visão de arte aliada à educação vem contribuir para a conquista da investigação científica. Também o educador deve considerar a contemporaneidade do aluno, a pluralidade de informações a que este tem acesso em virtude dos avanços das novas tecnologias.

Cada ser humano é um universo particular. Em momento algum podemos separar a vida pessoal da vida profissional, pois sabemos que nossas manifestações afetivas são permeadas de emoções do nosso mundo intelectual.

Assim, nossa dimensão humana em busca de desenvolvimento evolutivo não está dissociada da nossa busca por aperfeiçoamento no campo profissional, ambos trajetos de uma existência em contínua transformação.

 

*Regina Eugênia Müller Gentil Reis é especialista em Educação, professora do Instituto João XXIII, de Giruá e da Fundação Educacional Machado de Assis (Fema), de Santa Rosa

Comentários