CULTURA

Livros

Publicado em 10 de abril de 2011

O papel do lúdico na escola

 O papel do lúdico na escola

Not available

Not available

Resultado de pesquisa de curso de pós-graduação em interdisciplinaridade, a obra O lúdico como recurso expressivo no ensino-aprendizagem de história (Fema, 67p. 2009) demonstra que o lúdico tem influência positiva na aprendizagem de História, em especial em alunos com déficit. Viviane Letícia Glienke Mariano explica que escolheu o Método Montessori como exemplo de ludicidade por julgar ser uma teoria clara e com resultados expressivos.

Filosofia na terapia

Filosofia na terapia

Not available

Not available

Ao vestir a pele dos filósofos, o autor Charles Pépin, em Os Filósofos no Divã (Ed. Sulina), guia o leitor ao longo de uma apaixonante viagem ao coração da História do Pensamento Ocidental. Um encontro entre os imortais Platão, Kant e Sartre no divã de Freud faz surgir as perguntas mais importantes da Filosofia.

 

Envelhecimento saudável

Envelhecimento saudável

Not available

Not available

Doenças Geriátricas & Exercícios Físicos (Edipucrs, 188p. 2010), elaborado pelo geriatra Newton Terra e os educadores físicos Rosemary Oppermann e Pedro Terra, apresenta um panorama das principais doenças da terceira idade e mostra como a atividade física regular faz a diferença para a convivência e tratamento, em especial das doenças crônicas como as cardiovasculares. Segundo os autores, um programa combinado de treinamento aeróbico e força muscular tem grande potencial de evitar o declínio funcional associado à idade e de preservar o estilo de vida ativo e independente.

Descobrindo o mundo

Descobrindo o mundo

Not available

Not available

Tia, me compra um pastel? E outras histórias (Ed. Cortez, 104p. 2010), de Fabia Terni, viaja pelo universo infantil com a estória de diferentes personagens: um espantalho, uma menina que adora rimas, um índio que faz tudo junto com os colegas e situações como um garoto novo na turma, uma garota que só pensa em compras, um rapaz que adora berrar com os outros, uma avó que chega, meninos e meninas famintos na feira. A autora apresenta em diferentes tempos e lugares três turmas de amigos que descobrem a natureza, a vida e a amizade.

Crianças e as coisas

Crianças e as coisas

Not available

Not available

Da série Se as coisas falassem…, Sandra Campos lança o Se os livros falassem (Cia dos Livros, 2010). Com foco no público infantil, a obra, ricamente ilustrada e colorida, faz uma brincadeira dando vida aos livros que falam em rima e imaginando o que aconteceria com eles em diferentes situações cotidianas. Um incentivo à leitura e às inúmeras possibilidades que ela traz às crianças, além de primar pelo cuidado estético e linguístico. Com ilustrações de Beto Cândia.

Comentários