EDUCAÇÃO

Consumo sustentável e gestão do lixo em destaque

Publicado em 12 de maio de 2011
Política nacional regula o destino de resíduos sólidos

Foto: Igor Sperotto

Política nacional regula o destino de resíduos sólidos

Foto: Igor Sperotto

A 13ª edição da Revista Textual, publicação do Sinpro/RS, traz como tema de capa ensaio do professor Claudio Luis Crescente Frankenberg sobre os resíduos sólidos: a geração, a gestão e as responsabilidades. Doutor em engenharia, professor do curso de especialização em Projeto de Tratamento de Resíduos da PUCRS, entre outros, Frankenberg analisa também a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei sancionada em 2010 e em processo de implementação.

A edição traz ainda a análise sobre a realidade penitenciária do país, em ensaio do professor de Direitos Humanos do IPA, Marcos Rolim; a violência contra os professores no ambiente escolar, em artigo da diretora do Sinpro/RS e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Professor contra a Violência (NAP), Cecília Farias, e da psicóloga Roséli Cabistani, da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA); as dificuldades enfrentadas para consolidar a condição docente dos professores da Educação Infantil, em artigo do doutor em Educação, Gilson Pereira; o impacto da inserção de temas de interesses específicos no currículo escolar, em artigo da professora da Unisinos, Beatriz Fischer; e sobre a identidade e o papel das instituições comunitárias de Educação Superior, em artigo da professora Susana Speroni, da Unisc.

Revista Textual

Foto: Reprodução/Arquivo/Sinpro/RS

Foto: Reprodução/Arquivo/Sinpro/RS

Com nova apresentação gráfica, a revista mantém sua linha editorial voltada para as questões do professor e o mundo da escola, da dinâmica do meio educacional e dos ensaios, cuja temática é livre, propondo o debate de temas do interesse da sociedade, que dialoguem com os professores e o universo da escola. “A Textual se consolidou por sua abordagem diferenciada dos assuntos surgidos da relação professor/ escola/dinâmica educacional, com dedicação especial ao ensino privado”, observa Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

A revista Textual tem distribuição gratuita. Esta edição conta com 4 mil exemplares que estão sendo distribuídos em mãos aos professores nas instituições de ensino. Também pode ser adquirida na sede estadual do Sinpro/RS em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 919) e nas Regionais do Sindicato.

A íntegra da edição e os números anteriores (desde a primeira edição, de 2001) também estão disponíveis para download no site do Sinpro/RS (www.sinprors.org.br/textual) e para leitura em versão flip.

Comentários