CULTURA

Livro Eletrônico debate mídias sociais de forma colaborativa

Publicado em 12 de maio de 2011

extrato_0

Not available

Not available

Desde o dia 25 de abril é possível baixar gratuitamente o livro eletrônico Para Entender as Mídias Sociais, a obra reúne 36 autores, com organização da professora de Jornalismo e especialista em mídias digitais, Ana Brambilla.

O livro eletrônico tem como objetivo estimular o debate em torno das mídias sociais e é composto por artigos curtos, escritos voluntariamente pelos autores, e que abordam temas que permeiam as redes de relacionamento como política, educação, celebridades, jornalismo, mobilidade, mercado de agências etc.

A capa do livro é criação do designer Rogério Fratin.

A publicação tem licença Creative Commons, sendo permitida a cópia e livre distribuição desde que para fins não comerciais e com citação da fonte. Baixe o livro em: http://paraentenderasmidias sociais.blogspot.com

LIVROS

SER DIFERENTE

extrato_1

Not available

Not available

Em A Sociedade Secreta dos Outros (Galera Record, 2011), Pedro Mañas, autor e dramaturgo madrilenho mostra nesta obra infanto-juvenil que as diferenças quase sempre são muito “bacanas” . O autor cria uma trama sobre conflitos na escola sob uma ótica positiva, com bonitas e veladas lições. A linha que separa o mundo dos alunos mais populares dos excluídos é tênue e pode ser quebrada a qualquer momento. Neste universo, ser ou não aceito parece a coisa mais importante. Franz Kopf é o personagem principal. Um menino comum de dez anos que vê sua vida mudar quando o oftalmologista decide lhe colocar um tapa-olho para lidar com seu estrabismo. Subitamente, Franz ganha vários apelidos e os professores o colocam sentado na primeira fila. Mas ele não é o único diferente na escola e com a ajuda de outros amigos cria uma espécie de sociedade secreta.

PESQUISA NA INTERNET

extrato_2

Not available

Not available

O livro Métodos de pesquisa para internet (Sulina, 239 p. 2011), de Suely Fragoso, Raquel Recuero e Adriana Amaral apresenta uma abordagem empírica das tecnologias digitais de comunicação no Brasil. A obra se propõe a ser um amadurecimento do campo da cibercultura que tem como foi condutor:“Como fazer”, “como aplicar” e “como pensar” metodologias eficientes e que permitam coletar e analisar dados compatíveis com os seus problemas de pesquisa e com suas perspectivas teóricas, grandes desafios para os pesquisadores. O livro fornece subsídios para estudos sobre outros temas em que a internet desempenhe o papel de lugar ou de instrumento de pesquisa. Foi construído a partir das experiências das autoras em pesquisa empírica.

EDUCAÇÃO ALIMENTAR

extrato_3

Not available

Not available

Jogos de Ensinar (Nova Prova, 108 p. 2010) é fruto de um convênio com a Unisinos e o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. A obra tem como objetivo socializar com nutricionistas, acadêmicos e educadores atividades chamadas jogos de ensinar utilizados como ferramentas de ensino e aprendizagem na área de educação alimentar pela equipe do Banco de Alimentos. Os jogos foram planejados e aplicados por acadêmicos do curso de Nutrição a partir de pesquisas e são direcionados a crianças que frequentam escolas de Educação Infantil atendidas pelo Banco de Alimentos.

ERRATA – Diferente do publicado na edição anterior, o livro Os Filósofos no Divã, de Charles Pépin, foi lançado no Brasil em 2011 e é uma publicação da Editora Sulina.

Comentários