EDUCAÇÃO

Proposta do governo é rejeitada

Publicado em 30 de junho de 2011

Os professores da Uergs rejeitaram, em assembleia no dia 20 de maio, a proposta do governo do estado para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho e enviaram contraproposta à Secretaria de Administração do estado no dia 31 de maio. O documento reivindica a reposição dos índices inflacionários pendentes (3,61% e 6,36%), retroativos a março de 2011, e adicional por tempo de serviço de 5% a cada quatro anos de trabalho na Uergs, independente da modalidade de contratação (efetiva ou emergencial). “Os professores registraram junto aos negociadores que, dado o quadro dramático vivido, não avançar implicará a avaliação da possibilidade de paralisar as atividades na Uergs”, afirma Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS.

PLANO DE CARREIRA – Os representantes do governo também apresentaram contraproposta do Plano de Carreira Docente para o início das negociações. “O documento não atende as necessidades imediatas dos professores como, por exemplo, a criação do regime de dedicação exclusiva, a progressão por titulação e a adequação salarial”, destaca Cenci. “Não implementar um Plano de Carreira que valorize o professor e o técnico administrativo significará a decretação do fim da Uergs, pois sinalizará o desinteresse do governo na existência e consolidação desse projeto estratégico para o desenvolvimento do nosso estado. Os professores lutarão com todas as energias para que a proposta aprovada nas instâncias democráticas seja a base do Plano”, ressalva Cenci. Os professores irão propor emendas ao texto do governo.

NOTAS

NAP – O Núcleo de Apoio ao Professor Contra a Violência – NAP, do Sinpro/RS, promove o Encontro de Professor com o tema Assédio Moral do Ambiente Escolar, dia 3 de junho, às 19h, na sede estadual do Sindicato (Av. João Pessoa, 919), em Porto Alegre. A atividade contará com a presença do dr. Rubens Fernando Clamer dos Santos Júnior, representante da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região – Amatra, do dr. Eduardo Mendes Ribeiro, da Associação Psicanalítica de Porto Alegre –Appoa e dra. Márcia Medeiros, do Ministério Público do Trabalho – MPT. O evento é aberto a todos os interessados no assunto. Inscrições pelo telefone: (51) 4009-2990.

PEDAGOGIA SOCIAL – Ocorre de 19 a 21 de outubro de 2011 o III Congresso Ibero-americano de Pedagogia Social, no campus da Ulbra, em Canoas, numa parceria entre a Universidade e a Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social – SIPS. Sob o tema A pedagogia social no diálogo educação popular-educação social, o Congresso e XXIV Seminário Interuniversitário de Pedagogia Social, que ocorre paralelamente, contarão com contribuições nos âmbitos acadêmicos, comunitários, culturais e políticos, com convidados internacionais. Desconto de 20% para sócios do Sinpro/ RS. Inscrições e informações: www.ulbra.br/ congressopedagogiasocial 2011

Comentários