EDUCAÇÃO

Professores aprovam Acordo Coletivo 2011

Por Gilson Camargo / Publicado em 28 de agosto de 2011

O Acordo Coletivo 2011 dos professores da Uergs foi aprovado pela categoria em assembleia no dia 1º de julho. O documento, negociado entre Sinpro/RS, Aduergs e governo do estado prevê reajuste de 3,61% retroativo a março com pagamento em julho; manutenção dos 15 vales-refeição; criação de quinquênio de 5% considerando todo tempo efetivo de trabalho (temporário mais concursado); ampliação do auxílio-doença para aposentados; compromisso de negociar os 6,36% em setembro e cláusulas sociais reajustadas em 6,36%.

“A categoria aceitou a proposta apostando que governo faça as melhorias necessárias anunciadas, e que se conclua o processo de instituição do Plano de Carreira Docente (PCD) na Universidade”, afirma Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS. O PCD da Uergs está em fase final de aprovação do texto e concepção da estrutura, restando ainda um posicionamento de todas as funções. O documento será enviado para a Casa Civil para avaliação e posteriormente segue para apreciação da Assembleia Legislativa do RS. “Aos poucos está se desenhando um futuro mais estável para os profissionais da Uergs e a definição do Plano de Carreira é estratégico para isto”, expõe Cenci.

As reuniões de negociação deste ano ocorreram entre abril e junho e reiniciam em setembro, conforme Acordo.

NOTAS

13º SALÁRIO E QUADRIÊNIO – O Sinpro/RS alerta os professores sobre o recebimento da primeira parcela do 13º salário que, conforme Convenção Coletiva de Trabalho 2011 (CCT), assinada pelo Sinpro/RS e Sinepe, deve ser pago pelas instituições até o dia 5 de agosto, com base na remuneração de julho. É preciso observar também o cumprimento da cláusula do adicional por tempo de serviço por ser esta a época de contratação. A cláusula prevê que os docentes que completam quatro anos de trabalho na instituição (quadriênio) têm direito a 3% de reajuste ao seu salário.

EDUCAÇÃO INFANTIL E IDIOMAS – As Convenções Coletivas de Trabalho 2011 dos professores das escolas de Educação Infantil e de Idiomas do RS, negociadas pelo Sinpro/RS com o Sindicreches e o Sindiomas, estão disponíveis no site do Sindicato (www.sinprors.org.br/convencoes). As publicações impressas com as respectivas convenções coletivas serão distribuídas aos professores.

TERÇA ECOLÓGICA – No dia 5 de julho, ocorreu, em parceria com o Sinpro/RS, a Terça Ecológica, evento já tradicional do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul – NEJ/RS. O encontro abordou a educação ambiental e a formação de professores e teve como convidados Sílvia Carneiro, diretora da Escola Amigos do Verde, e o pesquisador em Educação pela Pucrs, Marcelo Borges.

Comentários