EDUCAÇÃO

Vencedores recebem troféu no dia 14 de outubro

Publicado em 2 de outubro de 2011

Os laureados da 14ª edição do Prêmio Educação RS recebem o troféu Pena Libertária em solenidade no dia 14 de outubro, sexta-feira, no átrio do Santander Cultural (Siqueira Campos, 1125), às 19h, em Porto Alegre. Neste ano foram indicados 84 profissionais, 14 instituições e 73 projetos, totalizando 171 indicações.

“Nesta edição o diferencial é a participação de toda comunidade, desde as indicações, que foram feitas pela internet, até a escolha dos vencedores pelos associados do Sinpro/RS”, afirma Celso Stefanoski, diretor do Sinpro/RS.

A Comissão Julgadora selecionou os finalistas avaliando critérios como o compromisso com a educação de qualidade, o desenvolvimento da cidadania e a relação das propostas educacionais com a comunidade. “Diante da qualidade das indicações, não foi uma escolha fácil”, ressalta o dirigente.

Instituído pelo Sinpro/RS, o Prêmio Educação tem como objetivo estimular e valorizar profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania.

Até o fechamento desta edição, ainda não tinham sido divulgados os vencedores, pois estava em processo a votação on line pelos associados do Sinpro/RS. O Sindicato reforça o convite aos professores para participarem da solenidade, que terá na abertura show musical com o Quinteto Persch.

Finalistas do Prêmio Educação 2011:

PROJETOS

• Jornadinha de Literatura (UPF – Passo Fundo) – Destinada ao público infanto-juvenil, oferece aos leitores a oportunidade de interagir com os autores e conhecer mais sobre suas obras.
• Mostra de Ciência e Tecnologia (Fundação Liberato – Novo Hamburgo) – Feira científica onde estudantes entre 14 e 20 anos de idade apresentam seus projetos de pesquisa científica e tecnológica.
• Viagem ao Túnel do Tempo (Colégio N. S. Medianeira – Candelária) – Projeto de valorização da Paleontologia de caráter pedagógico e social com alunos das redes pública e privada.

INSTITUIÇÕES

• Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Rio Grande) – O CAIC pertence à FURG e há 17 anos desenvolve ações atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social.
• Fundação Thiago de Moraes Gonzaga (Porto Alegre) – Criada em maio de 1996, promove ações de valorização e a preservação da vida.
• Instituto de Educação Ivoti – IEI (Ivoti) – A escola faz um trabalho diferenciado na educação de Jovens e Adultos (EJA), contribuindo para a inserção social.

PROFISSIONAIS

• Getúlio Renato da Silva Fagundes – Diretor da Escola Municipal Marcírio Goulart Loureiro, de Porto Alegre, onde implementou modelo de gestão para reduzir conflitos.
• Iván Izquierdo – Professor titular de Medicina e coordenador do Centro de Memória da PUCRS, reconhecido por suas pesquisas na área.
• Rosana Rego Cairuga – Atua há mais de 20 anos no Colégio Santa Inês e destacou-se na área da educação infantil com a criação do espaço Com-viver.

Comentários