EDUCAÇÃO

Sinpro/RS propõe registro das atividades realizadas

Depois da campanha Domingo de Greve, o Sindicato dos Professores dá continuidade à luta pela limitação e remuneração do trabalho realizado fora da carga horária
Publicado em 28 de novembro de 2011

Trabalho Extraclasse

Foto: SXC.hu

Foto: SXC.hu

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) lançou, no dia 19 de outubro, o Ponto Extraclasse, uma planilha do aplicativo Excell especialmente concebida para o registro do trabalho extraclasse, realizado pelo professor fora da carga horária contratada. A proposta do Sinpro/RS teve boa receptividade dos professores. Em menos de dois dias foram registrados mais de 400 downloads da planilha.

O Ponto Extraclasse tem também orientações para os professores salvar no computador pessoal os e-mails enviados pelas instituições de ensino com demandas de trabalho extraclasse. “A planilha dará a dimensão do trabalho do professor”, destaca Marcos Fuhr, diretor do Sindicato. “Será argumento de peso em futuras demandas trabalhistas”. A iniciativa decorre, segundo ele, da postura intransigente do Sinepe/ RS de não querer tratar do problema.

O Ponto Extraclasse pode ser acessado em: (www.sinprors.org.br/pontoextraclasse).

CÂMARA FEDERAL – O assunto está em pauta também em outras frentes. No dia 19 de outubro, diretores do Sinpro/RS, professores Marcos Fuhr, Amarildo Cenci e Cássio Bessa participaram de audiência pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, encarregada de analisar a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2011/2020. Os dirigentes do Sindicato defenderam a mudança na legislação para garantir tempo de preparação e planejamento incluído na jornada de trabalho também aos professores da rede privada de todo o país. “A Contee apresentou emenda ao PNE que prevê a adoção de plano de carreira sem redução de salários e a reserva de 30% da carga horária para atividades extraclasse no prazo de dois anos, em todos os sistemas de educação. A luta agora é para que essa emenda seja aprovada na Comissão Especial”, explica Cássio Bessa, que representou a Confederação na audiência.

NEGOCIAÇÃO COLETIVA – No dia 25 de outubro, em reunião com a direção do Sinepe/ RS, o Sindicato dos Professores reafirmou a solicitação de antecipação das tratativas da Convenção Coletiva de Trabalho 2012 ainda para este ano. Nessa reunião, os dirigentes do Sinpro/RS e dos demais sindicatos da base da Fetee/Sul destacaram o desempenho positivo da economia do país e a expectativa da categoria com melhorias da Convenção Coletiva, com destaque para o aumento real de salário.

ASSEMBLEIA GERAL – O Sinpro/RS já antecipou ao Sinepe, no início de outubro, uma pauta preliminar com pontos para as próximas negociações. Dentre eles, a questão da atividade extraclasse e o aumento real de salário. Assembleia Geral dos Professores será realizada em várias regiões do estado até dezembro para a definição da pauta completa de reivindicações para 2012.

SINPRORS VANTAGEM
Lançado novo Guia de Convênios

O Sinpro/RS lançou em outubro o Novo Guia de Convênios, que reúne produtos e serviços com descontos para professores sindicalizados. Além da apresentação mais limpa e didática, o Novo Guia – disponível no site do Sindicato – traz um sistema de busca por filtro (estado, cidade, categoria e atividade da empresa conveniada) que garante agilidade para encontrar os estabelecimentos com descontos. Os professores também têm acesso a informações mais detalhadas sobre cada empresa conveniada.

A reformulação tem como objetivo valorizar os convênios firmados e garantir o acesso dos associados a esses benefícios. Dentre as categorias estão empresas do setor de turismo, gastronomia, saúde e esporte. Atualmente, são mais de 800 convênios cadastrados em todo o estado. Dentre as áreas, hospedagem, alimentação, lazer e entretenimento.

“O Sindicato está em constante busca de novos convênios para qualificar e trazer cada vez mais benefícios aos professores”, destaca Ângelo Prando, diretor do Sinpro/RS. “Atualmente contamos com mais de 700 convênios firmados em várias regiões do RS, em Santa Catarina e outros estados”.

Para usufruir do benefício do convênio é necessário que o professor apresente o Cartão SinproRSVantagem, que o identifica como sindicalizado ao Sinpro/RS, acompanhado de um documento de identidade.

O Novo Guia está disponível no site do Sindicato (www.sinprors.org.br/convenios).

 

Comentários