EDUCAÇÃO

O professor sob pressão coloca na pauta o problema da violência

Publicado em 11 de junho de 2012
Publicação teve sessões de autógrafos emPorto Alegre (foto) e Caxias do Sul

Foto: Igor Sperotto

Publicação teve sessões de autógrafos emPorto Alegre (foto) e Caxias do Sul

Foto: Igor Sperotto

O livro O professor sob pressão – Prevenção e enfrentamento da violência no ambiente de trabalho (Carta Editora, 104 p.), publicado em maio, pelo Sinpro/RS, colocou novamente na pauta de discussões um problema cada vez maior no ensino privado: a violência contra os professores. “Por conta do lançamento do livro, o número de denúncias ao Núcleo de Apoio ao Professor contra a Violência (NAP), instituído pelo Sindicato e responsável pela publicação, aumentou consideravelmente em maio”, conta Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS e coordenadora do NAP. O livro também foi pauta na imprensa estadual e nacional, com destaque para o reflexo da violência sobre a saúde dos professores.

O professor sob pressão traz a análise de especialistas sobre o problema e aponta caminhos para a prevenção e enfrentamento. Assinam os artigos a professora Cecília Farias, a psicanalista e doutora em Educação Roséli Cabistani, a advogada Luciane Toss; o juiz do Trabalho Rubens Fernando Clamer dos Santos Júnior; a professora Fátima Áli; o psicanalista Eduardo Mendes Ribeiro; entre outros. O lançamento do livro teve duas noites de autógrafo, uma em Porto Alegre, no dia 21 de maio, e outra em Caxias do Sul, em 28 de maio.

“É mais uma iniciativa do NAP para apoiar e indicar soluções para os conflitos no ambiente de trabalho dos professores. Sabemos que os conflitos existem em qualquer espaço de convivência, mas, principalmente na escola, eles devem ser enfrentados e sua solução deve se constituir em aprendizagem para os envolvidos“, destaca Cecília Farias, que organizou a publicação.

Onde encontrar

Sapere Aude!
Livros *– Rua Lopo Gonçalves, 33, lojas 1 e 2 – Bairro Cidade Baixa – Porto Alegre – RS – Fone 51 3221.0203 www.sapereaudelivros.com.br
*Entrega sem custo de postagem em todo o país.

Fnac
Porto Alegre – BarraShoppingSul – Av. Diário de Notícias, 300 – Bairro Cristal – Fone (51) 4003.9696
www.fnac.com.br

Saraiva MegaStore Shopping Iguatemi
Rodovia RST 453, 2780 – Distrito Industrial – Caxias do Sul – RS – Fone: (54) 3223.2999
www.livrariasaraiva.com.br

Sinpro/RS Sede Estadual
Av. João Pessoa, 919 – Bairro Farroupilha – Porto Alegre – RS –
Fone (51) 4009.2900

Sinpro/RS Regional Bento Gonçalves
Rua Cândido Costa, 65/1008 – Centro – Bento Gonçalves – RS –
Fone (54) 3451.4588

*Acompanhe atualizações sobre novos pontos de venda em www.sinprors.org.br/nap

Comentários