Jornal Extra Classe - Jornalismo além da superfície
Nº 165 | Ano 17 | Jul 2012
ENSINO PRIVADO
LIMITE DE ALUNOS POR TURMA

O Sinpro/RS firmou acordo com o Colégio Bom Jesus/Sevigné, de Porto Alegre, garantindo o pagamento de 30% de hora-atividade aos professores devido ao excesso de alunos em turmas dos Ensinos Fundamental e Médio. No início deste ano, o Sindicato recebeu denúncia de pais de alunos de que a escola possuía uma turma de 8º ano com 46 alunos e uma de 1º ano do Ensino Médio com 52 alunos. O Sinpro/RS iniciou negociação com a direção da escola solicitando a divisão das turmas. A escola não aceitou a proposta para este ano e a solução encontrada foi firmar acordo estabelecendo o pagamentopelo aumento de trabalho do professor.

O acordo é válido até janeiro de 2013 e a instituição se comprometeu a não exceder mais o limite de alunos por sala de aula. “A expectativa é que a escola não volte a ultrapassar o limite indicado pelo Sindicato”, destaca Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS.

Desde 2010 o Sindicato vem denunciando publicamente o excesso de alunos por turma, um fator de adoecimento dos professores e de prejuízo à qualidade do ensino. O site www.limitedealunosporturma. com.br informa semestralmente as instituições de ensino que extrapolam os limites propostos pelo Sinpro/RS (veja box). “A limitação de alunos em sala de aula é uma luta antiga do Sindicato dos Professores”, expõe Cecília. “Apesar de não conseguirmos avançar na mesa de negociação, com a denúncia pública estamos sensibilizando pais e estudantes. O caso de um pai denunciar o excesso de alunos no Bom Jesus/Sevigné não é único. Muitos têm entrado em contato com o Sindicato preocupados com salas abarrotadas de alunos. Já há um consenso de que, para que o professor dê conta da individualidade de seus alunos, é necessário limites de alunos por turma”.

EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Infantil
0 a 2 anos: 7 alunos
3 a 4 anos: 15 alunos
5 anos: 20 alunos

Ensino Fundamental
Anos iniciais (1º ao 5º): 25 alunos
Anos finais (6º ao 9º): 35 alunos
Ensino médio 40 alunos

EDUCAÇÃO SUPERIOR
50 alunos

* Limite de alunos por turma proposto pelo Sinpro/RS

Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.
© Copyright 2014, Jornal Extra Classe - Todos os direitos reservados.

Os comentários estão encerrados.


CONTEÚDOS RELACIONADOS