Jornal Extra Classe - Jornalismo além da superfície
Nº 165 | Ano 17 | Jul 2012
ENSINO PRIVADO
APAEPERS

Portanova: benefícios podem ser melhorados

Foto: Igor Sperotto

Portanova: benefícios podem ser melhorados

Foto: Igor Sperotto

A Associação dos Professores Aposentados do Ensino Privado do RS – Apaepers promoveu no dia 22 de junho, em Porto Alegre, palestra sobre revisão da aposentadoria com o advogado e especialista em Direito Previdenciário Daisson Portanova. Mais de 60 pessoas participaram. “Os professores têm muitas dúvidas sobre o assunto e, de fato, é um tema árduo, mas que precisa de esclarecimento, pois muita gente pode melhorar seu benefício por meio da revisão”, afirma Gloria Bittercourt, presidente da Apaepers.

Portanova apresentou a situação da Previdência no Brasil e falou das mudanças que ela vem sofrendo. “Temos que criar o hábito de preparar a aposentadoria, pois só vamos entendê-la se nos programarmos para ela”, alertou. Segundo ele, desde 1995 todas as reformas lesaram o trabalhador e dificultaram a interpretação da legislação e, por isso, é importante estar atento aos registros feitos pelo empregador no INSS.

“Sempre que o trabalhador tiver qualquer ganho numa reclamatória trabalhista ele deve conferir o seu cadastro junto ao INSS. Muitas vezes o empregador também não informa coisas importantes como horas-extras ou adicionais. Qualquer vantagem recebida conta para o cálculo da aposentadoria”, explicou.

Ele também destacou que qualquer benefício pode ser revisto, pois existem muitos erros de cálculo devido às mudanças de moeda e legislação que o Brasil sofreu. Outra alteração importante, válida desde 2010, é a inclusão do período de auxílio-doença como contribuição. A palestra será realizada pela Apaepers em agosto, no interior do estado.

Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.
© Copyright 2014, Jornal Extra Classe - Todos os direitos reservados.

Os comentários estão encerrados.


CONTEÚDOS RELACIONADOS