OPINIÃO

Educação e violência

Publicado em 5 de novembro de 2012

Há um falso debate sobre valorização profissional no discurso de políticos, gestores e de determinados setores da sociedade, que culpa e deprecia a profissão docente. “Valoriza a educação e desvaloriza o professor nos processos que não dão certo”. A constatação é da especialista em Educação e professora da Ufrgs, Carmem Lucia Bezerra Machado, em uma entrevista sobre questões urgentes do ensino.

A repressão policial contra manifestantes, que na noite de 4 de outubro transformou o Largo Glênio Peres em um território conflagrado, além da extrema violência empregada por uma guarnição de elite da Brigada Militar, provocou o debate sobre a privatização dos espaços públicos, na reportagem de capa.

Na última década, duplicou a incidência de Aids na terceira idade, conforme dados do Ministério da Saúde, quadro atribuído às relações sexuais sem proteção, como mostra matéria da editoria de Saúde.

Completam a edição, os acontecimentos no ensino privado e as ações do Sindicato, a programação da Fundação Ecarta, cultura e os colunistas do Extra Classe.

Elizabete Teles, do Hospital-Diade de  Infectologia/Fêmina | Foto: Igor Sperotto

Foto: Igor Sperotto

Elizabete Teles,
do Hospital-Diade de
Infectologia/Fêmina

Foto: Igor Sperotto

ERRAMOS – Na edição 168, de outubro de 2012, na página 13, identificamos equivocadamente a foto abaixo como sendo da assistente social Joana Jobim, também ouvida na reportagem O Meu mundo caiu, quando, na verdade, a fonte retratada é a enfermeira Elizabete Teles, do Hospital Fêmina, de Porto Alegre. Pedimos desculpas aos leitores e fontes pelo nosso erro. A versão on-line foi publicada corretamente.

Cartas

Cultura doadora

Parabéns pelo excelente trabalho realizado no Caderno Especial referente à Doação de Órgãos e Tecidos do Jornal Extra Classe de setembro.
Saudações.

Cristiano Franke
Médico, Coordenação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Jogos didáticos

Escrevo para parabenizar a equipe, em especial a repórter Janine Souza em relação à edição de outubro do jornal Extra Classe. Ficamos muito felizes com a matéria feita aqui no Colégio intitulada Vivendo e aprendendo a jogar, que valoriza o trabalho do professor Eloenes Silva. É uma forma de reconhecimento ao trabalho dedicado do professor e à sua busca constante de inovar em sala de aula.

Sabrina Martins – Assessora de Comunicação

Colégio Salesiano Dom Bosco – Porto Alegre

Comentários