CULTURA

Engenharia

Publicado em 25 de dezembro de 2012

A Educação em Engenharia: fundamentos teóricos e possibilidades didádico-pedagógicas (Ufrgs, 250 p.) 

A Educação em Engenharia

Teste

Teste

Organizado pelos engenheiros Luciano Andreatta Carvalho da Costa e Júlio Alberto Nitzke, a obra propõe uma metodologia de ensino diferenciada nas diversas áreas do curso de Engenharia com o objetivo de incentivar o interesse pela disciplina. Reúne trabalhos de professores e pesquisadores que abordam o tema nos seus trabalhos de mestrado e doutorado ou como orientadores de pós-graduação. Ao observar que apenas 8,8% dos cursos de graduação no país são da área de Engenharia, os autores defendem a superação da concepção cartesiana das propostas curriculares. “Os estudantes precisam se formar em uma realidade onde a engenharia não seja apenas a soma de diferentes disciplinas, mas uma arte que emprega a tecnologia para melhorar a qualidade de vida e gerar desenvolvimento tecnológico, econômico, social e ambiental”, alerta Costa.

 

Comentários