Jornal Extra Classe - Jornalismo além da superfície
Nº 171 | Ano 18 | Mar 2013
EXTRAPAUTA
ONU

As Nações Unidas escolheram 2013 como o Ano Internacional para a Cooperação pela Água e o dia 22 de março como o dia internacional. O objetivo é promover uma maior interação entre nações e debater os desafios do manejo da água. Segundo a ONU-Água, existe um aumento da demanda pelo acesso, alocação e serviços relacionados a esse bem natural. O ano vai destacar iniciativas de sucesso sobre cooperação pela água.

Conforme a relatora especial para o Direito à Água e Saneamento, Catarina de Albuquerque, de Portugal, a quantidade de água no mundo é a mesma há milhares de anos, mas a cooperação é fundamental para preservar o recurso.

Outra ideia é apoiar a formulação de novos objetivos que contribuam para o desenvolvimento de recursos sustentáveis da água. Serão revistos ainda os compromissos feitos no ano passado na conferência Rio+20.

Catarina de Albuquerque deve visitar, no primeiro semestre deste ano, a Tailândia e o Brasil. Em setembro, a relatora apresenta na Assembleia Geral da ONU um relatório sobre o direito à água. A Unesco foi a agência da ONU escolhida para liderar todas as atividades relacionadas ao Ano Internacional para a Cooperação pela Água. As atividades vão promover ações em áreas como educação, cultura, gênero, ciência e prevenção de conflitos.

Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.
© Copyright 2014, Jornal Extra Classe - Todos os direitos reservados.

Os comentários estão encerrados.


CONTEÚDOS RELACIONADOS