EDUCAÇÃO

Professores aprovam proposta de Acordo

Publicado em 28 de maio de 2013

Os professores da Uergs aprovaram, em assembleia no dia 26 de abril, a proposta para Acordo Coletivo 2013, negociada com o governo do Estado. O Acordo garante reajuste salarial de 6,77%, retroativo a março, com pagamento em folha suplementar em maio; atualização das cláusulas com reflexo econômico (auxílio-creche,vale-refeição e seguro de vida); licença adoção de seis meses para mulher com crianças até 12 anos e manutenção dos demais direitos. Uma nova cláusula contempla a possibilidade de uso do carro particular para o deslocamento entre as unidades, com pagamento na razão do valor da passagem de ônibus do trajeto.

“Este Acordo garante o poder aquisitivo dos salários fixados a partir da aprovação do Plano de Carreira vigente, importante instrumento para afirmação da Uergs com maior estabilização do quadro de docentes”, destaca Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS.

Encontro estadual
O 2º Encontro Estadual da Uergs reuniu no dia 26 de abril, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, professores, funcionários e estudantes de todo o RS que debateram temas como a afirmação da autonomia da Uergs e de seu orçamento, a construção de novas unidades sem fechamento das atuais, sede e unidades próprias e aulas para todos os alunos. O encontro contou com a presença de representante do governo do Estado que acompanhou parte das discussões. Como encaminhamento, uma comissão de professores, funcionários e alunos irá redigir uma minuta da Carta da Uergs, documento resultante do encontro, com as principais discussões e necessidades da instituição.

Comentários