EDUCAÇÃO

Sociedade gaúcha festeja aniversário do Sindicato

Publicado em 23 de junho de 2013
Foto: Igor Sperotto

Igor Sperotto

Ospa homenageou o Sindicato com concerto no dia 21 de maio

Igor Sperotto

A história de luta do Sinpro/RS, que completou 75 anos de sua fundação no dia 21 de maio, foi destacada em homenagens e eventos ocorridos em todo o Estado: mostra de cinema especial (no CineBancários), concerto especial da Ospa, sessões solenes em câmaras de vereadores de vários municípios e o grande expediente na Assembleia Legislativa foram alguns dos eventos que comemoraram a trajetória do Sindicato que representa os professores da rede privada de ensino no RS e é pioneiro do magistério gaúcho.

ESTADO – Em 15 de maio, a homenagem ocorreu com um Grande Expediente Especial da Assembleia Legislativa. O evento foi proposto pelo deputado Adão Villaverde e inaugurou a programação de aniversário. Villaverde destacou o fato de o Sinpro/RS ser o primeiro sindicato de professores do RS, lembrou as principais conquistas e as iniciativas da entidade que não se limitam apenas às reivindicações trabalhistas, como a Fundação Ecarta, Casa do Professor, Núcleo de Apoio Contra a Violência – NAP, pesquisas sobre a saúde do professor, entre outras. “O Sinpro/RS tem muitos motivos para festejar por conta de sua trajetória comprometida com o ensino e com a sociedade, com iniciativas de elevada relevância histórica que orgulham a todos”, ressaltou. Durante a cerimônia, representantes de sete partidos presentes pediram a palavra para parabenizar o Sindicato: Raul Pont (PT), Zilá Breitenbach (PSDB), o deputado Raul Carrion (PCdoB), Gerson Burmann (PDT), Cassiá Carpes (PTB), Frederico Antunes (PP) e a deputada Maria Helena Sartori (PMDB).

CÂMARAS – Na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, no dia 23 de maio, durante sessão ordinária, a menção foi proposta pela vereadora Sofia Cavedon, que destacou a atuação do Sinpro/RS nas diferentes instâncias que debatem a educação no Estado, como os conselhos municipal e estadual de educação. “Na sua luta, o Sinpro/RS tem consciência de que o professor conquista direitos na medida em que conquista a valorização da profissão e cidadania”. Em nome das demais bancadas, prestaram a sua homenagem os vereadores Mônica Leal (PP), Elizandro Sabino (PTB), Cláudio Janta (PDT), Reginaldo Pujol (DEM), Tarciso Flecha Negra (PSD), Professor Garcia (PMDB), João Derly (PCdoB) e Mauro Pinheiro (PT). Também foram realizadas homenagens nas câmaras de vereadores de outros dez municípios: Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e São Leopoldo.

OSPA – No dia 21 de maio, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresentou Concerto em homenagem aos 75 anos do Sindicato, no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa. Solo e regência ficaram por conta do maestro e violinista Cláudio Cruz. A orquestra executou “Noite transfigurada”, Op. 4, de Arnold Schoenberg (1874-1951), peça que a Ospa não interpretava desde 1953.

Comentários