CULTURA

Superada a marca de 11 mil participantes

Publicado em 16 de agosto de 2013

ecarta_1

Not available

Not available

O projeto Conversa de Professor, da Fundação Ecarta, fechou o primeiro semestre de 2013 totalizando 11.363 participantes nas 153 palestras/oficinas realizadas nos oito anos de atividades do programa. “Já consolidado em todo o estado, é uma das principais atividades da Fundação, envolvendo o maior público, na sua maioria professores”, observa Cecília Farias, coordenadora do projeto. Ela conta que o programa já foi realizado em 32 municípios até o momento.

No primeiro semestre deste ano, o evento percorreu as cidades de Santiago, Rio Grande e Vera Cruz, com um público de 412 participantes – uma média de 90 professores por atividade, das redes pública e privada. Para o segundo semestre, estão previstas Conversas também nas cidades de Osório e Gravataí, além de outras localidades a serem confirmadas. “Temos viabilizado a continuidade e ampliação do projeto por meio de parcerias com as prefeituras municipais”, destaca Marcos Fuhr, presidente da Ecarta. “É o projeto que mais materializa a Fundação no interior do estado”.

Há três anos, o programa tem focado no eixo Infância, trabalhando com temas e abordagens para os professores da educação infantil, como letramento, linguagem corporal, jogos matemáticos, autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). “A receptividade dos docentes da educação infantil é enorme. Há uma carência muito grande na oferta de atividades para este público, principalmente no interior do estado. Precisamos investir nesta etapa da educação, os professores que nela atuam sabem que o desenvolvimento cognitivo e afetivo é fundamental para a formação do indivíduo”, expõe Cecília.

Criado em 2005, o Conversa propõe a discussão de temas específicos de diferentes áreas do conhecimento, buscando o aprofundamento teórico, a ampliação de conhecimentos, o debate sobre metodologias de trabalho em sala de aula e relatos de experiência. Os encontros contam com a participação de especialistas. Todas as atividades têm entrada franca.

ecarta_2

Not available

Not available

COLETÂNEA – No ano passado, o projeto reuniu no livro A educação infantil e seus contextos (Ecarta/ Carta Editora, 118 p.) uma coletânea de artigos organizados por Cecília Maria Martins Farias, que discorrem sobre o universo da educação infantil, como autismo, TDAH, musicalização, arte, jogos matemáticos, linguagens expressivas, cooperação na ação educativa, teatro e letramento de crianças de 0 a 6 anos. Os artigos são de autoria de especialistas de diversas áreas, que, nos encontros, trabalham temas relacionados ao contexto da educação infantil. Dentre os especialistas do Conversa de Professor destacam-se Gilson de Almeida Pereira, Paula Pecker, Lucy Baptista, Ana Maria Gigante, Carla Guterres Graña, Patrícia Kebach, Jader Denicol do Amaral, Vânia Melchionna Franke e Valéria Neves Kroeff Mayer. O livro pode ser adquirido na Fundação Ecarta. Informações pelo fone (51)4009.2971.

Ampliação para 2014
Dentre as metas da Fundação Ecarta para o próximo ano é levar o projeto Conversa de Professor para mais municípios, manter o eixo Infância e ampliar a abordagem para contemplar também professores dos anos iniciais do ensino fundamental. As orientações foram tiradas do seminário realizado em julho pela Fundação Ecarta, com participação de diretores do Sinpro/RS e apoiadores do Conversa de Professor, para avaliar e definir os rumos do projeto para o próximo período.

“A decisão de manter o foco na Infância foi tomada pela grande demanda dos professores da educação infantil, no entanto, entendemos que é importante incluirmos os temas trabalhados pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental”, conta Cecília Farias.

Dentre os temas de nidos para o próximo ano, o papel do professor na educação dos 0 aos 3 anos de idade; afetividade, identidade e autonomia; linguagens e expressão; inclusão (autismo, Síndrome deDown, déficits); diversidade cultural; meio ambiente.

A ideia é ampliar as parcerias com as prefeituras municipais e outras instituições. Sugestões podem ser enviadas para a Ecarta (conversadeprofessor@ fundacaoecarta.org.br). Mais informações e a programação por cidade no site da Ecarta (www.fundacaoecarta.org.br).

Comentários