EDUCAÇÃO

Emoção marcou a entrega do troféu Pena Libertária

Publicado em 13 de novembro de 2013
Ir. Genoveva, Celso Stefanoski (Sinpro/RS), Patricia Pires e Viviane Welke (Apada) e Cecília Rheingantz (regente da orquestra)

Foto: Igor Sperotto

Ir. Genoveva, Celso Stefanoski (Sinpro/RS), Patricia Pires e Viviane Welke (Apada) e Cecília Rheingantz (regente da orquestra)

Foto: Igor Sperotto

A apresentação dos 42 jovens que integram a Orquestra Villa-Lobos, de Porto Alegre, emocionou o público na abertura da cerimônia do 16º Prêmio Educação RS 2013, ocorrida no dia 18 de outubro, na capital. A Orquestra que, ao longo dos seus 21 anos, promove a inclusão social por meio da música clássica, foi o projeto vencedor desta edição do Prêmio. Na categoria profissional, foram reconhecidos os 44 anos de dedicação ao ensino da irmã Genoveva Guidolin, do Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre. A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), de Santa Rosa, foi laureada na categoria instituição. Receberam o prêmio pela entidade Patricia Pires, diretora e Viviane Welke, professora.

“É gratificante ver a premiação de trabalhos de referência e grande importância social para a educação”, destaca Celso Stefanoski, diretor do Sinpro/RS. Os vencedores foram definidos em votação on-line pelos professores associados ao Sindicato. “Este sistema se consolidou e revela que os docentes estão atentos a projetos de relevância”. Ao longo dos 16 anos do Prêmio Educação RS, 19 projetos, 20 profissionais e 16 instituições de várias regiões do estado receberam o troféu Pena Libertária, além de três menções honrosas.

Homenagem
A direção colegiada do Sindicato homenageou durante o Prêmio Educação RS oito dirigentes do Sinpro/RS que estão deixando a direção da entidade após anos de dedicação: Alcione Roberto Roani, Carlos Daniel Schumacher da Rosa, Carmen Anita Hoffmann, Cármen Regina Schmidt Barbosa, Claudio Darci Gressler, Denise Oliveira da Costa, Joao Batista De Barros Minuzzi, Joao Luiz Stein Steinbach e Renata Oliveira Cerutti. “Ser diretor do Sinpro/RS é uma responsabilidade social muito grande com a causa dos professores. Aqui aprendemos a difícil arte da negociação”, afirmou o professor João Luiz Steinbach em seu discurso representando os homenageados.

Conheça os vencedores

PROJETO
Orquestra Villa-Lobos – Porto Alegre
Resultado do trabalho de educação musical desenvolvido há 21 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, de Porto Alegre. Em parceria com o Instituto Cultural São Francisco de Assis, organização não governamental, o projeto garante 800 atendimentos gratuitos por semana em sete locais da comunidade, envolvendo 20 educadores musicais.

PROFISSIONAL
Irmã Genoveva Guidolin – Porto Alegre
Primeira professora do Colégio Marista Rosário, onde trabalha há 44 anos, foi orientadora educacional e, atualmente, trabalha como Agente de Pastoral Escolar. Nascida em Nova Prata, na Serra gaúcha, mudou-se para Pelotas para cursar o Magistério e lá ingressou na Faculdade de História e Geografia, da UCPel.

INSTITUIÇÃO
Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos – Apada – Santa Rosa
Mantém há mais de 26 anos a Escola de Ensino Médio Concórdia para Surdos, pioneira na região de Santa Rosa em educação de surdos, atendendo da educação infantil ao ensino médio. A instituição atende 80 alunos oriundos de toda a região e realiza trabalho de acompanhamento e orientação familiar.

Comentários