Jornal Extra Classe - Jornalismo além da superfície
Nº 187 | Ano 19 | Set 2014
EDITORIAL

Neste número, contamos com a segunda edição do Caderno Especial Doação de Ór­gãos e Tecidos, como parte do Projeto Cul­tura Doadora da Fundação Ecarta e com apoio do Sinpro/RS. Nele, especialistas falam das experiências exitosas e dos principais problemas en­frentados no RS para desenvolver na população uma cultura doadora.

Nosso entrevistado do mês, Reginaldo Mat­tar Nasser, professor de Relações Internacionais da PUC-SP, analisa a ofensiva israelense na Faixa de Gaza, cuja recente trégua deixou milhares de mortos como saldo, principalmente do lado palestino, cuja maioria é crianças e civis.

O pesquisador português José Morais, lança trabalho no Brasil criticando o modelo de alfabeti­zação adotado no país e em outros países e aponta o que considera o ideal como método voltado para uma democracia real.

A polarização entre Tarso Genro e Ana Amélia Lemos dão o tom polarizador da disputa pelo Palácio Piratini, mais uma vez reeditando antagonismos histó­ricos na política gaúcha. No cenário nacional, a morte de Eduardo Campos coloca Marina Silva na disputa e modifica totalmente as perspectivas, tanto do PSDB, de Aécio Neves, quanto da candidatura Dilma. Em debate, a tal nova política, que para alguns é a velha política disfarçada, para outros, o novo bate à porta.

No mundo, fervilham conflitos e guerras, mor­tandade de inocentes e fica a pergunta: quem ganha com a manutenção de guerras e que interesses eco­nômicos estão verdadeiramente atrás de justificati­vas étnicas, religiosas e até históricas para a reali­zação das mesmas? Nossa reportagem tentou fazer um mapa bastante didático dos principais cenários e suas razões.

No campo do ensino privado, entre outros te­mas, o avanço dos grupos educacionais de caráter mercantil sobre as IES gaúchas. Em agosto, algu­mas tradicionais instituições foram adquiridas por essas empresas e outras estão em vias de. Nossa re­portagem foi a campo e mostra um quadro preocu­pante para o setor.

Vilã necessária, a burocracia nossa de cada dia é tema de reportagem que aborda vários aspectos so­bre o assunto: estudos, especialistas, profissionais e cidadãos expõem os mais diversos pontos de vista, a partir de pesquisa realizada pelo Ibope para a Con­federação Nacional da Indústria, em que 73% dos entrevistados acreditam que o excesso de burocracia dificulta o crescimento do país.

E mais: L. F. Verissimo, Marco Weissheimer, Marcos Rolim, Fraga, Canini, Edgar Vasques e Santiago. Boa Leitura.

Adicionar aos favoritos o permalink.
© Copyright 2014, Jornal Extra Classe - Todos os direitos reservados.

Os comentários estão encerrados.