EDUCAÇÃO

Criada Frente Parlamentar em defesa da Uergs

Publicado em 12 de maio de 2015

Frente Parlamentar Mista em Defesa da Uergs, em audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia na Assembleia Legislativa do RS. A audiência lotou o Plenarinho da casa com representação de professores, alunos e funcionários de todo o estado, deputados estaduais e federais, do Sinpro/RS, Aduergs, Assuergs e CEEd/RS, entre outros. Mais de 20 deputados assinaram moção de apoio à criação da Frente Parlamentar, que terá como principais objetivos acompanhar os recursos orçamentários da Uergs e lutar pela autonomia financeira e administrativa da instituição.

Audiência teve representação do Sinpro/RS, da CEEd/RS e de servidores

Fotos: Ascom Sinpro/RS

Audiência teve representação do Sinpro/RS, da CEEd/RS e de servidores

Fotos: Ascom Sinpro/RS

Na audiência, foram ouvidas as demandas de professores, alunos e funcionários da Universidade, com foco para o fortalecimento da instituição e maior autonomia. Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS, falou da importância de não abrir mão da Uergs. “Acompanhamos há anos a resistência dos professores na manutenção da Uergs, que deve ser uma política de Estado, com professores reconhecidos e bem-remunerados, para oferecer uma educação de qualidade”. A reitora Arisa Araújo da Luz anunciou a liberação, por parte do governo, da contratação de 15 novos servidores para a instituição e destacou que é importante cumprir na íntegra o orçamento da Universidade. A audiência definiu que cada unidade da Uergs indicará um representante para integrar os trabalhos da Frente Parlamentar.

EXCELÊNCIA – A Reitoria da Uergs apresentou números que comprovam o crescimento da Universidade nos últimos anos e a qualidade dos cursos oferecidos. No último vestibular, foram mais de 33 mil inscritos para as 1,5 mil vagas, sendo que 98% delas foram preenchidas. Atualmente, a instituição conta com 262 professores, 196 funcionários e mais de 4 mil estudantes nas 24 unidades do estado. As excelentes notas em rankings do MEC também demonstram a qualidade da Uergs, que sempre atinge nota 4 no Enade (de 1 a 5) e na última pesquisa do Inep figurou entre as 20 melhores do país.

Os professores da Uergs aprovaram a contraproposta para Acordo Coletivo 2015 com o governo, em assembleia no dia 6 de abril. O documento prevê reajuste de 7,68% retroativo a março, renovação das cláusulas sociais, participação no Plano de Previdência Complementar, pagamento das promoções atrasadas e reenquadramento e manutenção do orçamento da Uergs aprovado, sem cortes.

Comentários