CULTURA

Insetos mutantes na Galeria Ecarta

Publicado em 8 de março de 2016

foto19

Foto: Leo Felipe

Foto: Leo Felipe

Concebida a partir do ima­ginário da ficção-cientí­fica, a mostra Os Teóri­cos Artrópodes: Metodologias e Práticas de Pesquisa em Campo Avançado (ou Uma Noite na Ilha dos Museus), em cartaz na Ga­leria Ecarta, em Porto Alegre, na Avenida João Pessoa, 943, promo­ve o entrecruzamento de diversas linguagens e meios artísticos. São trabalhos que se colocam entre as artes visuais, o vídeo, a perfor­mance, a música, a arte sonora, a literatura, a poesia, os quadrinhos e o teatro.

A narrativa bem-humorada en­volvendo insetos cientistas do fu­turo que investigam a ruína da ci­vilização ocidental serve de pano de fundo para uma discussão so­bre questões que envolvem sobre­tudo metodologias e práticas da pesquisa artística.

Esse projeto iniciou como um grupo de pesquisa formado por artistas e pensadores de diversas áreas, que se reúne semanalmente desde meados de 2015, para dis­cussões teóricas e experiências prá­ticas que conjuguem as pesquisas individuais de cada integrante. Par­ticipam Alexandre Navarro Moreira, Celina Alcântara, Chico Machado, Cristiano Rieck, Leo Felipe, Gian­carlo Lorenci, Luciano Zanatta, Tula Anagnostopoulos e Zeca Azevedo.

“A colaboração é fundada a par­tir da utilização de conceitos, opera­ções criativas e princípios criadores comuns, buscando relações não ilustrativas e evitando a tradução de uma linguagem em outra. Tais procedimentos são da ordem da colagem, do cut-up, da bricolagem e da associação livre de ideias. As­sim, as relações entre estas diver­sas linguagens e estímulos se dá a partir da sua origem operatória co­mum, onde o acaso, a divergência, a estranheza e a intuição determi­narão tais encontros”, considera o artista Chico Machado.

A mostra está em cartaz até 24 de abril, com visitação de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h.

PERFORMANCE – Os Teóricos Artrópodes promoverão semanal­mente, às sextas-feiras, sempre às 19h, performances que incluem manipulação de objetos sonoros, videoperformances, leitura e produ­ção de relatórios, entre outras ações com participação de convidados.

Comentários