CULTURA

Incursão pelos retratos de famílias

Publicado em 12 de maio de 2016

O 9º FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre está com tudo pronto para receber convidados brasileiros e estrangeiros para cinco dias de atividades, de 10 a 14 de maio, focadas na imagem de famílias captadas ao redor do mundo.

Incursão pelos retratos de famílias

Foto: Coletivo Altavista (Brasil)/ Divulgação

Família de sobreviventes do genocídio de Ruanda, em 1994, no campo de refugiados Meheba, Zâmbia

Foto: Coletivo Altavista (Brasil)/ Divulgação

Com abertura marcada para 10 de maio, 19h, no Centro Cultural da CEEE Erico Verissimo, a agenda inclui conferências, exposições multimídia e mostras fotográficas, além de oficinas, livraria especializada e leituras de portfólio. Para esta edição, a curadoria reuniu trabalhos e conferências que tratam os Retratos de Família como tema central. Em imagens que mobilizam memórias, forjam a posteridade e os projetos de futuro, a fotografia é espaço para construir narrativas, revelar tempos e protagonismos.

Atenta aos movimentos de um emaranhado de relações, a produção fotográfica interage nessa família contemporânea, forjada sob novas demandas. Os resultados ajudam a revelar processos sociais que acontecem em relações do cotidiano.

Incursão pelos retratos de famílias

Foto: Helia Scheppa/ Divulgação

Nanai e a menina Sofia, no ensaio Tão Cedo, em que a fotógrafa acompanha o cotidiano da avó

Foto: Helia Scheppa/ Divulgação

Aprofundando sua aposta na convergência digital, o FestFoto dá ênfase e espaço privilegiado para trabalhos que experimentam as ferramentas digitais tanto para produção quanto para a exibição das imagens, favorecendo a circulação e o compartilhamento dos trabalhos em ambiente eletrônico. Em 2016, um dos grandes destaques da programação são os 20 trabalhos que compõem o programa Fotograma Livre, resultado de uma convocatória internacional que mobilizou autores em dez países, além do Brasil. Confira a programação: http://festfoto.art.br.

Comentários