EDUCAÇÃO

Professores da educação superior avaliarão proposta

Negociação ocorreu em abril e maio entre os sindicatos e as mantenedoras das instituições comunitárias
Publicado em 13 de junho de 2016

Os professores das instituições comunitárias de educação superior (Ices), vinculadas ao Comung, avaliarão em assembleia no dia 4 de junho, em Porto Alegre, proposta para Acordo Coletivo específico para o segmento. A proposta é resultado de negociação, ocorrida nos meses de abril e maio, entre representantes das mantenedoras dessas instituições e dirigentes do Sinpro/RS e dos demais sindicatos de trabalhadores. Há dois anos, as Ices romperam com o Sinepe/RS, não reconhecendo a Convenção Coletiva de Trabalho e propondo aos sindicatos dos trabalhadores negociações específicas.

A proposta do segmento comunitário prevê reajuste de 6% em março, completando 9% em maio e integralizando 11,08% em julho (para os pisos e salários); abono de 3,58% do salário de março acrescido aos salários de setembro, outubro, novembro e dezembro e manutenção das demais cláusulas do Acordo Coletivo plúrimo inaugurado em 2015.

Conforme Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS, apesar das dificuldades invocadas pelas mantenedoras devido à irregularidade dos repasses do Fies, os sindicatos de trabalhadores insistiram que o Acordo não poderia ter um conteúdo diferenciado das Convenções Coletivas de Trabalho negociadas com o Sinepe/RS. “A única diferença na proposta é a forma da reposição das perdas inflacionárias e do pagamento das diferenças salariais”, explica Fuhr.

A proposta abrange os professores das Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Feevale (Feevale), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Centro Universitário Univates (Univates), Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Centro Universitário Metodista (IPA) e Centro Universitário La Salle (Unilasalle).

Comentários