EDUCAÇÃO

Nova direção do Sinpro/RS assumirá em janeiro

Eleita com 96,20% dos votos válidos, a direção colegiada do Sindicato dos Professores para o triênio 2017/2019 é de situação e promete a continuidade das lutas da categoria
Publicado em 13 de outubro de 2016

A apuração dos votos das eleições do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS) ocorreu no dia 16 de setembro, na Sede estadual em Porto Alegre, após três dias de votação. A chapa 1, de situação, única inscrita no pleito, foi eleita com 12.130 votos para o triênio 2017/2019. Dos 20.689 eleitores (associados ao Sindicato), 12.970 (62,69%) foram às urnas. Do total de votos válidos, 394 (3,12%) foram brancos e 85 (0,67%) nulos. A posse da nova direção será no próximo dia 1º de janeiro.

Nova direção do Sinpro/RS assumirá em janeiro

Foto: Igor Sperotto

Processo contou com o trabalho de mais de 300 pessoas, entre mesários e fiscais

Foto: Igor Sperotto

A direção do Sinpro/RS comemorou o envolvimento da categoria, considerando-o expressivo e uma resposta afirmativa ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sindicato em defesa dos professores. “A eleição da Chapa 1 legitimou a condução e os projetos do Sinpro/RS”, afirma Cecília Farias, diretora do Sindicato. “O próximo período será marcado por uma forte ofensiva, já iniciada, contra os direitos sociais e trabalhistas. Essa situação impõe nosso compromisso com a resistência e a defesa destes direitos”, destaca o professor Cássio Bessa, integrante da direção eleita.

O processo eleitoral iniciou no dia 25 de junho, com a definição da Comissão eleitoral, e encerrou no dia 16 de setembro, com a chegada das 257 urnas e a apuração dos votos recolhidos em todo o estado. Foram quase três meses de trabalho. Conforme Rômulo José Escouto, integrante da Comissão eleitoral, o processo ocorreu de forma organizada. “Uma eleição desse porte é muito complexa”, afirma Escouto. “A eleição do Sinpro/RS cresce a cada pleito em número de votantes, o que demonstra o interesse dos professores no processo democrático. Segundo ele, um programa de gestão eleitoral deu apoio às etapas do processo, da identificação dos professores aptos a votar até a apuração dos votos, garantindo agilidade e credibilidade.

Essa foi a maior eleição do Sinpro/RS em número de eleitores, mais de 60% da categoria.

Comentários