OPINIÃO

Erratas e ratos

Por Fraga / Publicado em 10 de novembro de 2016

Principais correções a serem feitas nos relatórios laboratoriais, em diversos tipos de pesquisas com cobaias brancas. Acesso mediante senha restrita.

Labirintos

Onde se lê “Os ratinhos fingiam dificuldades no trajeto para valorizar a recompensa final. Depois de alguns testes, verificou-se que ao fim do percurso demonstravam desinteresse pelo queijo/prêmio. Após tentativas descobriu-se que sempre que farejavam o Emmental as cobaias cumpriam o teste em tempo recorde. E toda vez que algum cientista lia contos de Borges sobre labirintos, os animais subiam nos ombros para acompanhar a leitura. Geniais esses ratinhos”.

Leia-se “Os ratos cumpriram bem as tarefas, resultados dentro do previsto”.

Implantes

Erratas e ratos

Ilustração: Rafael Sica

Ilustração: Rafael Sica

Onde se lê “Depois de implantadas estruturas plásticas renderizadas no lombo do animal, em formato de orelha, todos os 4 ratinhos desenvolveram tecidos a partir de células matriciais,  que após 2 semanas revestiram todo o pavilhão auricular. E mais surpreendente:  cada ratinho receptor das células de  diferentes doadores desenvolveu o respectivo gosto musical das 4 pessoas: rock, ópera, mpb e sertanejo (este, o único a morrer no experimento,  de causa desconhecida).  Notou-se, ainda, evolução na sensibilidade auditiva:
conforme os assuntos dos cientistas em volta, exibiam entusiasmo, apatia, curiosidade ou fuga.

Leia-se “OK. Os ratos cumpriram bem as tarefas, resultados dentro do previsto”.

Cosméticos

Onde se lê “Os ratinhos tiveram porções de pelos retiradas com raspagem, lacerações, pinça e recorte cirúrgico. A seguir, cada um dos 32 animais recebeu aplicações de cosméticos, oriundos de grifes famosas. Ao todo, foram aplicadas  4 séries de produtos femininos: base, blush, sombra e batom. Houve efeitos colaterais na região, desde coceiras e irritação dolorosa até feridas de lenta cicatrização. Um efeito inesperado foi registrado: 100% dos animais passaram a ter atração por seus reflexos no vidro das gaiolas. Já diante dum espelhinho, os animais brigavam ferozmente pelo lugar à frente”.

Leia-se “Ok. Os ratos cumpriram bem as tarefas, resultados dentro do previsto”.

Choques

Onde se lê “Um grupo de ratinhos em gaiolas passou por um largo período de condicionamento. Cada animal tinha de cumprir tarefas e resolver dificuldades para obter alimentação. Os testes foram interrompidos: confirmou-se que os ratinhos emagreceram e tornaram-se dependentes dos choques elétricos”.

Leia-se “Ok. Os ratos cumpriram bem as tarefas, resultados dentro do previsto”.

Recomendação final: substituir o atual relator dos experimentos.

Comentários