EDUCAÇÃO

Inclusão de alunos com deficiência é destaque na Textual

Publicado em 10 de novembro de 2016

A inclusão de estudantes com deficiência no sistema regular de ensino é o artigo capa da Revista Textual, em circulação desde o final de outubro. O texto Da inclusão escolar ao sistema educacional inclusivo, publicado na editoria Dinâmica do meio educacional, faz um resgate histórico da legislação e das instituições pioneiras em práticas inclusivas no país, aborda o papel dos professores e das instituições de ensino na promoção da igualdade de acesso ao ensino, bem como enfatiza as diferenças existentes entre práticas de inclusão e um efetivo sistema educacional inclusivo. “O século 21 desafia as instituições privadas de ensino a investir na educação inclusiva, a fim de consolidar as aprendizagens na produção das diferentes áreas do conhecimento, considerando a diversidade do público-alvo da educação especial, na busca da qualificação das práticas pedagógicas e na promoção dos Direitos Humanos”, escreve Simone Silva Dorneles, pedagoga, assessora pedagógica do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre.

Ainda na editoria Dinâmica do meio educacional foram tratados mais dois temas. Os professores Márcia Blanco Cardoso, mestre em História, e Rodrigo Perla Martins, doutor em História, são autores do artigo Abordagem crítica sobre o movimento da escola sem partido. “Além de confundir escolarização formal com educação familiar, o projeto parte da premissa de que o aluno chega à escola como um “papel em branco”, em que o professor tem o poder de “escrever” o que bem entender”, criticam. No artigo Internacionalização acadêmica: desafios e potencialidade, a professora Maria Isabel da Cunha, doutora em Educação, alerta: “As instituições de educação superior devem estar atentas para não ficarem à margem desse processo inexorável, nem embarcarem nele sem a criticidade suficiente, num processo de neocolonização”.

Na editoria O professor e o mundo da escola, o professor Celso Stefanoski, diretor do Sinpro/RS, e a advogada Luciane Toss tratam dos problemas enfrentados pelos professores da educação infantil. “Diversas instituições ainda não valorizam o trabalho dos professores, pagando salários baixos, oferecendo condições físicas e materiais precários ou insuficientes para o desenvolvimento das atividades pedagógicas”, atestam.

ENSAIOS – Os temas trabalhados enfocam, respectivamente, a reforma da Previdência e a conjuntura mundial. “A estrutura da Previdência, que sempre foi integrada ao orçamento da seguridade social e por isso tem as suas receitas drenadas, não é protagonista da crise como querem fazer crer aqueles que apoiam a reforma proposta pelo governo”, afirma o professor Denis Maracci Gimenez, diretor do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit/IE/Unicamp). Em O sentido do atual caos mundial, o professor Paulo Fagundes Visentini, coordenador do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (Nerint), faz uma reflexão sobre o cenário de instabilidade, guerras, atentados terroristas, fragmentação de blocos econômicos, xenofobia e avanço da direita na atualidade.

A Revista Textual é distribuída aos associados e pode ser acessada na íntegra em PDF no site do Sindicato www.sinprors.org.br/textual.

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