OPINIÃO

Delações

Por Fraga / Publicado em 12 de dezembro de 2016

No Paraíso
Senhor, as duas vieram rindo pro meu lado, aquele fruto reluzente e tentador. Sem agrotóxico, elas disseram. As duas se enroscaram em mim. Falaram, sempre rindo, que era uma nova oferta do Senhor como sobremesa. Como eu já estava enjoado de banana, uva e laranja, mordi. Mas, o Senhor sabe como são essas duas quando começam a cochichar em meio a risinhos. Pronto, Senhor, colaborei pra Sua investigação. Em vez de um castigo rigoroso pra todos, bem que o Senhor podia expulsar só elas duas. Ah, aí ia ser um paraíso isso aqui!

Delações

Ilustração: Sica

Ilustração: Sica

Na Pré-história
Chefe, tem sido tempos difíceis: empurrar troncos, caçar e carregar carnes de longe até aqui nas cavernas, viajar dias e dias a pé. Aí esse cara teve a ideia de lascar uma pedra redonda. A gente ficou de boca aberta quando ele tirou uma fatia da pedra. Depois abriu um furo no centro, rolou pra lá e pra cá. Pra que servia aquilo? Ele chamou de roda. Então ele mostrou como transportar cargas. Ele não quis dar a roda, queria frutas e peles em troca. A tribo ficou braba, trucidaram ele. Eu só dei uns tapas nele. Posso ficar com a exclusividade das rodas?

No Egito antigo
Ó, respeitável e idolatrado faraó, filho de Rá. Não sou como os outros escravos. Trabalho sem reclamar nessa pirâmide, nunca recusei hora extra, sempre agradeci as chibatadas, devo ter feito por merecer. Vi, dia após dia, os outros se agruparem, conspirarem contra o faraó. Eles dizem que a rebelião  da multidão vai vencer, escravos serão livres. Aí fui até os guardas, pra vir alertar o faraó. Ficaram desconfiados, soube que conspiram também. Se cuide de todos, viu? Agora peço uma recompensa: me vestir de guarda, ter uma chibata. Serei um espião fiel.

Lisboa, 1500
Dom Manuel, eu confesso: participei das manobras a bordo da nau de Cabral para desviar do caminho para as Índias. A ideia da mudança da rota foi do irmão do contramestre. Cabral não topou. Os mais experientes planejaram tudo: modificaram o leme e as velas, e se valeram da calmaria. Nós é que descobrimos o Brasil, majestade. Mas aí Cabral se vangloriou e a turma se revoltou. No fim combinaram dividir a comissão pelo descobrimento. Eu não, não quis nada. Aqui está a lista de quem faturou por fora. Me contento com alguma capitania hereditária.

Marte, 2030
Houston, I have a problem. Os astronautas estão desviando pedras de montão pra vender pros museus. Eu? Não, só peguei uns pedregulhinho, vou levar de lembrança pra família no Brasil. Em troca, dou relatório completo do desvio da turma. Câmbio!

Comentários